NFT, o futuro emergente!

Provavelmente já se deparou com o termo NFT várias vezes nos últimos tempos, a sigla que significa Non-Fungible Token foi eleita a palavra do ano pelo Collins Dictionary, com um crescimento meteórico na sua utilização de mais de 11.000% em 2021. A principal razão para este aumento é que no ano passado os NFTs geraram 23 mil milhões de dólares em negociações, conforme o Dapp Industry Report 2021, e todos parecem querer saber como entrar neste mercado.

João Amador
Abr 26 2022 • 3 min leitura
NFT, o futuro emergente!

Afinal o que são NFTs e Blockchain?

Na tecnologia, a palavra token pode ser definida como uma representação digital de um bem e non-fungible significa que algo não pode ser substituído por outra coisa. Um exemplo fácil de entender é o mercado de arte: quantos quadros de Van Gogh valem uma Mona Lisa? Não existe tal relação, visto que são obras únicas, distintas e insubstituíveis. Por outro lado, é possível trocar uma nota de 10 euros por duas de 5 euros, porque são fungibles.

Estes códigos eletrónicos únicos, distintos e insubstituíveis são registados pelo sistema Blockchain, a mesma tecnologia utilizada nas criptomoedas, tais como a Bitcoin. O sistema de Blockchain regista as transações de uma forma codificada e a informação incluída não pode ser alterada, em teoria. Desta forma, o ficheiro único do ativo digital é ligado ao certificado único gerado pela Blockchain, garantindo a autenticidade e a propriedade desse ativo.

Em palavras gerais, NFT é um certificado digital único, registado numa Blockchain, utilizado para registar a propriedade de um bem, como uma obra de arte. Portanto, qualquer pessoa ou empresa pode ligar os seus bens, digitais ou físicos, a um NFT.

Uma tecnologia emergente

Existe um oceano de possibilidades para as marcas e já é possível ver algumas microtendências a emergir devido a novos comportamentos e inovações tecnológicas. Após a sua popularização, foi possível observar empresas de vários setores a adotarem estratégias de branding utilizando as NFT como poder de ligação aos clientes e a fazerem novos negócios.

  • VestuárioGAP e Adidas, criaram coleções exclusivas NFT que permitem ao comprador aceder exclusivamente a peças físicas. A estratégia que advém desta iniciativa visa criar exclusividade por detrás das marcas, reforçando a ideia de criar clubes de fãs e fidelização de clientes.
  • Restauração - A McDonalds criou uma campanha de marketing para o lançamento de um hambúrguer em que os clientes que acompanham a marca no Twitter recebiam um convite para participarem no sorteio do seu primeiro NFT.

Vale a pena investir em NFTs?

Essa é a pergunta de 1 milhão de euros, é possível verificar que existe uma grande transformação na forma como as marcas comunicam com os seus consumidores, criando experiências e ligando-se ao seu público de uma forma nunca antes imaginada.

Com os NFT é possível redefinir o sentido de comunidade, reforçar a base de clientes fiéis, trazer autenticidade e dar voz aos seus consumidores com resultados positivos. E isto pode ser aplicado não só a empresas de vestuário, alimentação ou entretenimento, empresas técnicas, desportivas e mesmo imobiliárias que já utilizam os NFT como uma forma de negócio.

Ainda vamos assistir a muitos desenvolvimentos neste campo, mas a rapidez com que o mercado tem reagido aos NFTs deixa claro que o futuro já está a acontecer! 

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