Templates vs. Desenvolvimento Personalizado: qual a melhor opção para o seu Site?
Eis a (grande) questão! Num mundo cada vez mais digital, ter um site deixou de ser propriamente uma opção e passou a ser uma necessidade.
Eis a (grande) questão! Num mundo cada vez mais digital, ter um site deixou de ser propriamente uma opção e passou a ser uma necessidade.
Mas quando é preciso decidir como criar esta presença online, muitas vezes surge a dúvida comum: investir num site desenvolvido de raiz por uma empresa especializada ou optar por uma solução mais acessível baseada em templates pré-definidos? Ambas as opções são válidas, mas respondem a realidades, objetivos e orçamentos diferentes.
O desenvolvimento personalizado dos sites, desde o desenho da arquitetura de informação que irá determinar a navegação do utilizador, à criação gráfica dos layouts e do storytelling da mensagem que se quer transmitir e à programação técnica tanto de frontend como de backend para construir o código e o HTML, exige um esforço grande por parte de uma equipa multi-disciplinar que deve estar a par das tendências e das boas práticas web.
Este cenário apresenta várias vantagens:
Como principais desvantagens, destacam-se o orçamento inicial disponível e o tempo de desenvolvimento do novo site. No entanto, a médio e longo prazo, trata-se de um investimento que poderá compensar, permitindo criar desde logo uma pegada digital sólida junto dos utilizadores - ainda que o tempo de desenvolvimento possa ser superior ao de plataformas com templates pré-definidos.
Tudo depende do objetivo de cada projeto e a sua dimensão, sendo que o lançamento poderá ser faseado.
Por outro lado, quando se recorre a plataformas com templates pré-definidos, o utilizador poderá autonomamente criar o website com base num layout disponível. Contudo, a análise de User Experience e User Interface que define o fluxo de nagevação no website é deixada para segundo plano, assim como todo o trabalho desenvolvido por equipas criativas e técnicas.
São consideradas vantagens deste cenário a rapidez no lançamento e a facilidade em utilizar estas plataformas, mas tudo depende do tempo que o utilizador precisará para desenvolver o projeto sem a ajuda de equipas competentes e o baixo custo inicial como já vimos, por ser algo mais acessível em termos de planos e mensalidades.
As desvantagens falam por si, desde logo pelo design genérico e pelas limitações de personalização, uma vez que um template pré-definido não tem em consideração necessidades específicas. Do ponto de vista de SEO e desempenho, há templates que poderão não estar corretamente otimizados para os motores de busca, resultando em sites lentos e francamente menos acessíveis para os utilizadores mais debilitados. Existe ainda uma dependência da plataforma escolhida, sendo que a migração do website para outro serviço pode ser muitas vezes complexa ou restrita.
A escolha entre um site totalmente personalizado ou baseado em templates pré-definidos depende, muitas vezes, do orçamento disponível para investir.
Numa fase inicial do projeto, poderá fazer sentido optar por uma solução mais económica - como, por exemplo, o desenvolvimento de um One Page Site. Trata-se de um site assente numa única página, que concentra todos os conteúdos relevantes para o negócio do cliente.
Esta opção permite, com um investimento mais reduzido, criar um site personalizado e dedicado, em vez de avançar de imediato para um site multi-page mais robusto.
À medida que a empresa cresce, este poderá ser um ponto de partida que evolui gradualmente para soluções mais completas e complexas.
Os templates pré-definidos não deixam de oferecer soluções mais práticas e acessíveis contudo trazem várias desvantagens e no final, mais do que escolher entre preço e qualidade, trata-se de alinhar a solução à estratégia digital. Um site deve ser uma ferramenta ativa de comunicação e crescimento – e, seja qual for o caminho escolhido, o mais importante é que esteja alinhado com a identidade e as ambições do negócio.