Templates vs. Desenvolvimento Personalizado: qual a melhor opção para o seu Site?

Eis a (grande) questão! Num mundo cada vez mais digital, ter um site deixou de ser propriamente uma opção e passou a ser uma necessidade.

Tânia Frade
Set 2 2025 • 4 min leitura
Templates vs. Desenvolvimento Personalizado: qual a melhor opção para o seu Site?

Mas quando é preciso decidir como criar esta presença online, muitas vezes surge a dúvida comum: investir num site desenvolvido de raiz por uma empresa especializada ou optar por uma solução mais acessível baseada em templates pré-definidos? Ambas as opções são válidas, mas respondem a realidades, objetivos e orçamentos diferentes.

O desenvolvimento personalizado dos sites, desde o desenho da arquitetura de informação que irá determinar a navegação do utilizador, à criação gráfica dos layouts e do storytelling da mensagem que se quer transmitir e à programação técnica tanto de frontend como de backend para construir o código e o HTML, exige um esforço grande por parte de uma equipa multi-disciplinar que deve estar a par das tendências e das boas práticas web.

Este cenário apresenta várias vantagens:

  • Layout único e diferenciador
    O design é totalmente personalizado, o que garante a exclusividade do mesmo no mundo digital. Este deve ir ao encontro da experiência do utilizador, garantindo ao mesmo tempo uma presença digital coerente com a marca.
  • Melhores práticas web
    Tendo profissionais da área envolvidos em todo o processo há uma garantia de qualidade que será determinante na performance do site. Falamos de sites responsive, totalmente adaptados para os vários devices: desktop, mobile e tablet; otimizados para SEO (Search Engine Optimization) com a configuração correta das metatags e metadescriptions de cada página; carregamento rápido do site para um acesso imediato; e estar em conformidade com os padrões mais recentes de acessibilidade e segurança.
  • Escalabidade
    É possível partir da raiz do site e da estrutura desenvolvida, crescer com o negócio de forma a incluir novas integrações e funcionalidades sem ter de recorrer ao desenvolvimento de outro site.
  • Suporte técnico contínuo
    Após o lançamento do website é tão ou mais determinante conseguir garantir um apoio constante para a manutenção e atualização do website ao longo do tempo.

Como principais desvantagens, destacam-se o orçamento inicial disponível e o tempo de desenvolvimento do novo site. No entanto, a médio e longo prazo, trata-se de um investimento que poderá compensar, permitindo criar desde logo uma pegada digital sólida junto dos utilizadores - ainda que o tempo de desenvolvimento possa ser superior ao de plataformas com templates pré-definidos.

Tudo depende do objetivo de cada projeto e a sua dimensão, sendo que o lançamento poderá ser faseado.

Por outro lado, quando se recorre a plataformas com templates pré-definidos, o utilizador poderá autonomamente criar o website com base num layout disponível. Contudo, a análise de User Experience e User Interface que define o fluxo de nagevação no website é deixada para segundo plano, assim como todo o trabalho desenvolvido por equipas criativas e técnicas.

São consideradas vantagens deste cenário a rapidez no lançamento e a facilidade em utilizar estas plataformas, mas tudo depende do tempo que o utilizador precisará para desenvolver o projeto sem a ajuda de equipas competentes e o baixo custo inicial como já vimos, por ser algo mais acessível em termos de planos e mensalidades.

As desvantagens falam por si, desde logo pelo design genérico e pelas limitações de personalização, uma vez que um template pré-definido não tem em consideração necessidades específicas. Do ponto de vista de SEO e desempenho, há templates que poderão não estar corretamente otimizados para os motores de busca, resultando em sites lentos e francamente menos acessíveis para os utilizadores mais debilitados. Existe ainda uma dependência da plataforma escolhida, sendo que a migração do website para outro serviço pode ser muitas vezes complexa ou restrita.

A escolha entre um site totalmente personalizado ou baseado em templates pré-definidos depende, muitas vezes, do orçamento disponível para investir.

Numa fase inicial do projeto, poderá fazer sentido optar por uma solução mais económica - como, por exemplo, o desenvolvimento de um One Page Site. Trata-se de um site assente numa única página, que concentra todos os conteúdos relevantes para o negócio do cliente.

Esta opção permite, com um investimento mais reduzido, criar um site personalizado e dedicado, em vez de avançar de imediato para um site multi-page mais robusto.

À medida que a empresa cresce, este poderá ser um ponto de partida que evolui gradualmente para soluções mais completas e complexas.

Os templates pré-definidos não deixam de oferecer soluções mais práticas e acessíveis contudo trazem várias desvantagens e no final, mais do que escolher entre preço e qualidade, trata-se de alinhar a solução à estratégia digital. Um site deve ser uma ferramenta ativa de comunicação e crescimento – e, seja qual for o caminho escolhido, o mais importante é que esteja alinhado com a identidade e as ambições do negócio.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.