Vamos falar sobre o copy nos websites?

A nossa dica: “Menos é mais!"

Maria Cunha
Mar 1 2021 • 3 min leitura
Vamos falar sobre o copy nos websites?

Um bom copywriting e um bom storytelling são a primeira abordagem para convencer alguém a interagir no nosso website. É efetivamente a primeira oportunidade para impactar e levar um utilizador a uma ação, a manter o interesse no nosso negócio, nas nossas propostas de valor, e a concretizá-las.

É fácil escrever bons copys nos websites? Até pode parecer, mas na realidade nem sempre o é. Ainda assim, está ao alcance de todos nós conseguirmos aprender a posicionar-nos melhor no mundo da escrita de forma a torná-la mais eficaz e relevante.

Devemos tentar sempre impressionar pela positiva quem está do outro lado e ter a consciência de que os bons textos nos sites são a 1ª impressão que deixamos a quem nos visita. Ao mesmo tempo, estes textos têm de ter a capacidade de persuadir, de entrar no imaginário das pessoas, de despertar interesse e emoções, seja em relação a um produto, seja em relação a um serviço.

Como podemos então causar impacto através do copy?
É importante tentar organizar a informação pelo formato, ainda muito válido, como aprendemos a escrever nos primeiros tempos de escola, ou seja, com princípio, meio e fim…em vez de factos, factos, e factos que todos nós nos cansamos de ler logo no primeiro parágrafo. Para isso precisamos de construir dialéticas do tipo Problema / Solução, ou seja, O Quê e Como? / Como encaminhar.

Ficam alguns tópicos importantes na hora de escrever os textos para as páginas dos vossos websites: 

  • Above the Fold - o que o utilizador vê mal entra no site, sem fazer scroll down:
  1. Ter um título que explique o valor que queremos passar
  2. Ter um subtítulo que explique como criamos esse valor
  3. Ter uma imagem ou vídeo em que facilmente o utilizador visualize/sinta/confirme o que está escrito no título e subtítulo
  4. Ter um CTA (Call to Action) explicito e fácil para um “next step”, ou seja, para que o utilizador saiba mais, ou entre em contacto, ou compre, etc
  • Below the Fold - o que o utilizador vê mal faz scroll down para navegar nos restantes conteúdos do site:
  1. Concretizar o valor que queremos passar (características e objetivos) para aumentar a capacidade de inspirar
  2. Repetir Call to Actions (2ºs CTA) para incentivar a uma ação
  3. Tornar-se notável e credível, através de uma mensagem do CEO por exemplo, a explicar por palavras suas/vídeo o posicionamento, etc
  4. Caso se justifique, criar algumas FAQ’s para as “pontas soltas” ou dúvidas que o utilizador ainda possa ter
  • Por fim, mas não menos importante, imaginar-nos no papel do target e rever tudo de forma a conseguirmos responder a questões como: É interessante? É fácil de ler? É credível? É persuasivo? É específico? É conciso? É relevante?

Sendo diretos e objetivos nas mensagens que queremos, e pautando sempre a nossa escrita por valores como a autenticidade e a transparência, conseguimos ser mais impactantes. Ter títulos e textos curtos, mas que digam muito, em poucas palavras.

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