O seu site conta a sua história?

O poder do storytelling não é novidade para nenhum de nós… desde os primórdios da nossa existência que somos “contadores de histórias” por excelência e através disso criamos relações de confiança e conexão com os outros.

Madalena Moreira Rato
Jan 11 2021 • 3 min leitura
O seu site conta a sua história?

Este conceito, nos websites vai muito para além de contar a sua história, como nos livros de crianças, em que se começa com “Era uma vez…”, ou nos tempos de antigamente, que as histórias passavam de geração em geração, pela voz dos mais sábios. Agora, mais do que nunca, tem o poder de contar a sua história na primeira pessoa!

No início de tudo estão as palavras e a capacidade de saber contar a sua história, por exemplo: Quem são? O que o levou a criar este negócio? O que tem para oferecer (por ser quem é)? O que pretende alcançar com a sua empresa?...

Depois da narrativa criada, existe ao seu dispor um conjunto de ferramentas/ formas que servem de pano de fundo para o ajudar a contar sua história. Deixo abaixo alguns exemplos:

  • Imagens: a escolha de imagens para utilizar ao longo do site é fundamental para cativar a atenção e criar conexão com o visitante. “Uma imagem vale mais do que mil Palavras” … vale mesmo!
  • Ilustrações: as ilustrações são imagens explicadas. O que as torna muito poderosas na comunicação, pois beneficiam do impacto de terem por base as imagens, mas vão um bocadinho mais longe e ao acrescentar palavras, tornam-se mais concretas, cativantes e envolventes para o visitante.
  • Vídeo: a comunicação via vídeo tornou-se completamente viral nos últimos anos. É uma forma simples de criar interação e relação, e de fazer passar a sua mensagem.
  • Tipografia: a escolha do tipo de letra, do tamanho e da cor ao longo do site posiciona e interage até emocionalmente com o visitante. É uma forma de comunicação subliminar… que comunica com o visitante sem que este se aperceba, mas que permanece na ideia com que o visitante fica da sua empresa.
  • Palavras: palavras e expressões ajudam-nos a encaminhar a imaginação e a interpretação do visitante. Aqui não falo de textos compridos e explicados… mas sim da capacidade de escolher palavras e criar statments que vivam para além do óbvio, que sejam simples de interiorizar e que ajudem o visitante a se conectar com o propósito da sua empresa.
  • Animações em Parallax: são animações na forma como o conteúdo aparece na página, que envolvem os visitantes e os levam a flutuar enquanto navegam pelas páginas, encaminhando-os assim a incorporar a sua história.
  • Redes Sociais: relação de partilha entre o seu site e as redes sociais é muitíssimo importante para contar a sua história e criar um sentido de comunidade em torno do seu negócio.  

O poder e a importância do conceito storytelling vai muito para além de como se apresenta no seu website, na verdade e se apostar em contar a sua história, recorrendo às formas que falámos acima, ou outras que lhe possam fazer sentido, o resultado é que irá envolver os visitantes e mais facilmente torná-los clientes!

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