Chegou a nova geração do Google Analytics!

Desde o lançamento do primeiro Google Analytics em 2005 já todos tratávamos esta última versão por ‘tu’. Eis que surge uma nova versão que lhe atribui o próprio nome: Google Analytics 4. Promete ser o futuro das análises de performance dos sites (e não só), com novas possibilidades de medição, integrações e relatórios. Contudo, a organização da informação difere bastante da versão que será descontinuada muito em breve e, por isso, é necessário explorar a nova Propriedade. Entram nesta viagem connosco?

Tânia Frade
Mai 30 2023 • 4 min leitura
Chegou a nova geração do Google Analytics!

A partir de dia 1 de julho de 2023 o Google Analytics Universal deixará de funcionar por completo, ou seja, não irá recolher mais dados a partir de então. Por isso, é premente que se assegure que estará preparado para esta inevitável mudança.

Como todas as mudanças, esta também levanta dúvidas e inquietações: Porquê esta alteração? Para onde irão os meus dados? Quais são as diferenças entre o GA Universal e o GA4?

É importante começar por explicar que, embora o Google Analytics Universal tenha sido melhorado ao longo dos anos, esta mudança era um tanto expectável e surge precisamente para acompanhar a nova realidade do Marketing Digital e do mercado, em geral.

Neste sentido, uma das maiores novidades é o facto de o novo Google Analytics reter informação dos utilizadores de forma independente das Cookies. Ou seja, a ferramenta terá Cookies primárias que não precisarão da autorização dos utilizadores, e que ao mesmo tempo estão de acordo com as novas Leis de Privacidade.

A nova versão permite também monitorizar o comportamento de um mesmo utilizador em vários dispositivos, por exemplo: em sites e aplicações web, na mesma plataforma.

A própria análise do comportamento dos utilizadores difere bastante do que estamos habituados até ao momento. Com maior precisão e detalhe sobre a navegação de quem visita um site ou uma App, o foco passa a ser os ‘eventos’ em vez das ‘sessões’. Embora o número de ‘eventos’ criados automaticamente sejam limitados poderá a qualquer altura adicionar novos, de forma personalizada. Os ‘eventos’ dizem respeito a todas as ações que o utilizador faz dentro de um site ou de uma App. Passa a ser, portanto, mais completo do que as ‘sessões’ que presumiam as interações, como clicar num menu, fazer scroll ou realizar uma pesquisa.

Contudo, se no Google Analytics Universal os relatórios concentravam um conjunto de métricas mais relevantes numa só página, o Google Analytics 4 apresenta os dados com uma outra organização. Para facilitar a sua análise poderá construir boards com os dados que lhe são mais relevantes para a sua própria atividade.

Neste momento acreditamos que poderá estar a surgir a pergunta: então o que irá acontecer aos dados anteriores a 1 de julho de 2023? Irei perdê-los?

Se já foi efetuado o upgrade por developers profissionais para a nova versão do GA4, pode ficar descansado. Os dados, tanto quanto sabemos, continuarão a ser possíveis de consultar no Google Analytics Universal. Mas em real-time não terá qualquer métricas para analisar, pois apenas terá informação do passado, e não mais sobre o presente ou sobre o futuro. Quanto a uma possível migração de dados deste GA para a nova versão, até ao momento não existe essa possibilidade por parte da Google.

Se ainda não efetuou a Configuração da alteração da versão do Google Analytics, recomendamos que peça ajuda a quem desenvolveu o seu site, para que não corra o risco de perder alguma parte dos seus dados. Nestes temas sensíveis de dados e informação analíta é sempre importante contactar profissionais que possam garantir uma correta e segura implementação do GA4.

Qualquer mudança requer aprendizagem, adaptação e resiliência. E sobre este tema não é diferente. Os primeiros tempos de exploração da nova versão poderão ser inquietantes, mas é fundamental que consiga interpretar os dados mais importantes para o seu negócio, de forma a conseguir evoluir com o seu site ou a sua App.

Já alguma vez ouviu esta máxima: “O que não pode ser medido, não pode ser melhorado”?

Na Softway integramos plataformas como o Google Analytics e o Google Tag Manager (entre tantas outras) para incentivar os nossos clientes a medir os resultados da performance dos seus sites, pois só desta forma poderemos em conjunto, fazer análises construtivas quer para uma manutenção evolutiva quer para uma reestruturação do site, tendo em consideração o feedback dos utilizadores, que em boa verdade constituem o público-alvo daquele negócio em específico.

Os números são transparentes e comunicam, e cabe-nos a nós ouvirmos e trabalharmos no sentido de os melhorar.
Sempre. 

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.