A importância de um bom briefing na sua estratégia digital

O website é o ativo digital vital da sua empresa. Um bom briefing para o desenvolvimento do website pode aumentar significativamente o engagement e a conversão de visitantes em clientes.

Madalena Moreira Rato
Mai 21 2024 • 3 min leitura
A importância de um bom briefing na sua estratégia digital

Antes de mais, é preciso “olhar para dentro” e definir a estratégia digital da sua empresa. Destacamos 4 passos essenciais neste processo:

1. Clareza e Objetividade - defina os objetivos do website tendo atenção de que estes devem ser claros e específicos, mensuráveis, alcançáveis e alinhados com a missão e a visão da empresa.

2. Conhecimento Profundo do Público-Alvo - crie personas que traduzam o tipo de pessoa que pode ter interesse nos seus produtos ou serviços. Defina os dados demográficos, o comportamento-tipo, as necessidades, as dores e quais os problemas que o seu produto ou serviço pode resolver aos seus clientes.

3. Pesquisa e Análise de Mercado - analise a sua empresa e o mercado. Recorra à análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats). E compare a sua empresa com os principais concorrentes para identificar práticas bem-sucedidas e oportunidades de diferenciação.

4. Estratégias de exposição online - defina as principais táticas que pretende seguir para um bom posicionamento online, tendo em consideração a estratégia de conteúdo, definindo o tipo de informação que pretende divulgar e onde e quando pretende publicar cada conteúdo produzido; o SEO, utilizando palavras-chave relevantes nos seus textos, e otimizando meta título e meta descrições, tags, URLs, etc; e os indicadores de desempenho (KPI), definindo um conjunto de metas que permitam analisar o sucesso do seu website, por exemplo, número de visitas ao site, engagement dos visitantes, entre outros.

Prepare um bom briefing para o seu website

Depois de estruturados e respondidos os passos acima, o próximo momento é definir o mood gráfico do website, que não é mais do que a forma de expressar visualmente a personalidade, o estilo e a essência da sua marca.

Para tal, é muito importante preparar um bom briefing, que seja claro e detalhado. Este briefing deve incluir:

  • Objetivos do Website - defina o que quer alcançar, seja aumentar as vendas, gerar leads, informar ou educar.
  • Perfil do Público-Alvo - detalhe quem são os utilizadores, as suas necessidades e como o website pode atendê-las.
  • Estrutura e Navegação - defina quais as áreas importantes que devem estar previstas no novo website, quais as secções que responderão às necessidades atuais, e até num futuro próximo. Será fundamental para que, de seguida, seja definida uma arquitetura de informação do site intuitiva e fácil de navegar.
  • Conteúdo - identifique o tipo de conteúdo necessário para o storytelling e a experiência que pretende proporcionar ao visitante. Cada página do site deve contar uma história que se ligue emocionalmente ao utilizador e o guie de maneira intuitiva ao objetivo pretendido (seja responder a um formulário de contacto, inscrever-se numa ação, ou entrar em contacto por telefone).

Um briefing bem elaborado é a base para uma estratégia digital de sucesso. Ao tratar o seu website como um ativo digital estratégico, seguindo as dicas que escrevi acima, não tenho dúvidas de que irá alavancar o seu negócio!

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