Como funciona o seu site no telemóvel?

Quando diz “o meu site tem versão mobile”, o que quer dizer? Que não dá erro quando é visitado via telemóveis? Ou que está verdadeiramente otimizado para uma ótima experiência de navegação via mobile?

Madalena Moreira Rato
Jul 13 2020 • 3 min leitura
Como funciona o seu site no telemóvel?

Há uns anos que o mobile vem ganhando expressão no número de visitas, desde que os smartphones e a internet se tornaram cada vez mais acessíveis, mas nos últimos meses, porque a vida de todos nós se alterou e assim também os nossos hábitos, as visitas via mobile ganharam uma força sem igual!

Por isso é tão importante olharmos e confirmarmos que o impacto, o UI / UX: user interface/ user experience, as funcionalidades, … estão devidamente adaptadas e otimizadas para a visualização num telemóvel.

A versão mobile não deve ser apenas um redimensionamento da versão desktop/ computador. Deve ser trabalhada nos pormenores (na minha opinião: “pormaiores”), tanto no design como nas funcionalidades disponíveis ao longo da navegação.

Desenhar para o mobile não é igual a desenhar para o computador, em ambas as versões os visitantes têm hábitos e vícios de navegação muitos distintos.

É importante garantir que mantém o engagament de quem vos visita, quando este encontra o website via mobile.

Exemplos de “pormaiores” que não pode descuidar na versão mobile do seu site:

  • garantir que a identidade gráfica mantém o mesmo impacto face às restantes versões, tem que inspirar os visitantes da mesma maneira, passar o ADN da sua empresa com a mesma eficácia;
  • otimizar o tamanho e espaçamento nos botões call to action ao longo do site, para que sejam clicáveis com os dedos;
  • otimizar o tamanho de títulos, subtítulos, links, … para estarem equilibrados e elegantes face ao tamanho do ecrã de visualização;
  • organizar os conteúdos no scroll de cada página, pois nesta versão mais curta em largura é natural que os conteúdos se organizem na vertical, por exe, a foto que no desktop está ao lado do texto, deve ficar em cima ou em baixo do texto?... é mais importante do que o texto? Traz mais impacto?...
  • redefinir os hovers, animações, … ao longo do website, para que não se perca informação na versão mobile e não comprometerem navegação userfriendly;
  • otimizar o peso e dimensão das imagens e vídeos, para que a navegação no mobile seja muito leve e fluida;
  • não esquecer as funcionalidades mobile, do tipo: clicar no telefone e este ligar à app de fazer chamadas, clicar no mapa e este abrir a app de navegação do telefone, …

Não podemos ignorar a percentagem cada vez maior de utilizadores que têm o primeiro contacto com a sua marca na versão mobile do seu site. Tenha a certeza que consegue transmitir e cativar da mesma forma, em ambas as versões, tirando o máximo partido do que cada uma tem para oferecer!

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.