Covid-19 convida a repensar com urgência o Ecossistema Digital do seu negócio e toda a Consumer Journey

Já vivíamos numa era em que tudo o que acontecia, passava pela internet. Mas íamos a lojas e escritórios físicos. Nos dias de hoje, e por tempo ainda indefinido, só podemos estar online. E acreditamos que, de futuro, o nosso mindset será maioritariamente online, independentemente da geração.

Maria Cunha
Abr 6 2020 • 4 min leitura
Covid-19 convida a repensar com urgência o Ecossistema Digital do seu negócio e toda a Consumer Journey

Vivemos tempos em que o que nos é exigido provoca um impacto tremendo sobre as pessoas, sobre a sociedade, a forma como nos relacionamos e sobre os negócios. Tudo está a ser posto em causa. O que se faz, como se faz e como iremos viver o futuro depois desta pandemia.

Ora, neste contexto, uma correta implementação da estratégia de marketing digital é a arma mais forte e incontornável para continuar a dar visibilidade à sua marca, ao seu negócio. Precisamos de otimizá-la.

É urgente nesta fase a reavaliação total dos processos, da relação com o mercado, com os novos targets de negócio que, entretanto, estão a surgir, dia após dia. E é nesta realidade de novas oportunidades que as empresas que souberem implementar melhor a sua estratégia digital terão maior sucesso na transformação das suas organizações, marcas e serviços, com impacto positivo nos seus modelos de negócio.

É nesta realidade que entra em força a Consumer Journey, ou Jornada do Consumidor, que não é mais do que aprender a conhecer as diferentes ações que um utilizador tem até decidir por determinado produto ou serviço. E já não é num local físico que um cliente procura informações, ou toma decisões finais…é online, no site da sua empresa, nas suas redes sociais, através até dos seus atuais clientes, e nos seus canais de comunicação online.

Step by Step

Enumero os principais e mais importantes passos da Consumer Journey que deve conhecer e ter em atenção:

  1. Awareness> aprendizagem e descoberta. Os “primeiros sintomas” que antecedem uma necessidade. Nesta fase o utilizador é impactado nos motores de pesquisa; nas redes sociais e anúncios online; newsletters, meios offline;
  2. Consideração > identificação das necessidades/problemas. Reconhecida a real carência, o consumidor começa a procurar pela informação para chegar à solução. É neste step que descobre tendências, pede sugestões a amigos, procura informação mais detalhada, lê reviews, vê vídeos, lê blogs…chega até si;
  3. Seleção > consideração de soluções para resolver as necessidades. Já está nas suas ferramentas digitais, assegura que tem o produto ou serviço que precisa e faz a sua seleção;
  4. Decisão > compra da solução. O utilizador confirma finalmente a compra numa das suas plataformas porque a solução se enquadra nas suas expectativas e necessidades.

Conhecer este processo ajuda-o a preparar uma melhor abordagem ao seu público alvo. Assim, no momento de o impactar com o seu produto ou serviço, deve preparar estrategicamente o seu site e ferramentas digitais da forma mais eficiente e eficaz possível tendo em conta esta jornada, sendo este um passo crítico para o alcance do sucesso do seu negócio.

Principais vantagens de definir e mapear, pelo menos, estes 4 passos da Consumer Journey apresentados anteriormente:

  1. Identificar o momento da venda e em que estágio cada utilizador se encontra permite definir qual é o momento certo de o abordar e apresentar o produto ou serviço da sua empresa;
  2. Aumentar a produtividade do timing certo de “venda” ficando assim mais fácil direcionar os esforços para a momento chave de fechar o negócio;
  3. Criar os conteúdos mais direcionados e relevantes, e desta forma orientar o consumidor para as ofertas mais interessantes, aumentando a probabilidade de recorrer ao seu negócio. Caso contrário, poderá estar a produzir conteúdo que não tem nenhum impacto no seu target;
  4. Aumentar a relação e proximidade com o seu cliente pois mostra que o conhece e compreende as suas necessidades, já que lhe oferece as melhores soluções.

Assim, consegue alavancar os resultados do seu negócio e fidelizar atuais e novos clientes, pois conquistou-os logo no princípio da sua jornada, de forma eficaz.

Dica: nesta altura de extrema necessidade de utilização do digital como ferramenta crítica na retenção de clientes e consumidores, otimize os vários touch points com o seu público alvo através da construção e solidificação do Ecossistema Digital do seu negócio.

E fale connosco, já que estamos inteiramente disponíveis para o ajudar neste processo! :)

PS: Deixo os steps que faltam da Consumer Journey - (5) Serviço Pós-Venda e (6) Advocacia Digital - para um próximo artigo.

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