O mundo está mais digital e as pessoas mais humanas

As semanas que passaram obrigaram a uma mudança que já se vinha a impor neste mundo que em poucos anos tornou o digital importante e, em poucos dias, o tornou obrigatório. Estamos a descobrir que é possível o mundo ganhar uma forma cada vez mais digital e as pessoas estarem cada vez mais próximas e humanas.

Maria Cabral de Sousa
Mar 30 2020 • 5 min leitura
O mundo está mais digital e as pessoas mais humanas

Assistimos a uma realidade sem precedentes, os negócios reinventam-se online com uma rapidez urgente que os permita “existir” nestes tempos difíceis, para que possam viver quando tudo isto passar. Comunicam com os seus clientes de todas as formas, nos sites, nas redes sociais, mas também por mensagem, por email, por telefone ... mostram-lhes que estão a dar tudo para os servir, agradecidos pela fidelidade e pela atenção de tantos clientes.

Os clientes de todos os negócios são pessoas que, como todos nós estão a adaptar-se a estes tempos difíceis, estão mais tolerantes com prazos, mais agradecidos pelo esforço, mais unidos na forma como estão dispostos a ajudar os negócios a melhorar, criticando com sentido de construção e afeto.

Neste processo de reinventar os negócios, aqui ficam algumas das coisas que podem ser feitas online:

Nos websites de empresas de serviços que vendem know-how e expertise:

  • Partilhar informação e conhecimento,  divulgar nos sites de forma organizada o know-how que têm para se manterem críticos para os clientes e relevantes em termos de SEO - Search Engine Optimization - para utilizadores que pesquisam no google por informação útil.
  • Reinventar a forma como fazem conferências e eventos recorrendo a webbinares integrados nos seus sites via plataformas como o Webex da Cisco ou o Zoom, acessíveis ao registo e participação online de convidados ou interessados
  • Ativar plataformas de Chat online nos sites permitindo que os seus clientes comuniquem tambem por aqui e se sintam próximos
  • Divulgar contactos de forma clara, integrar novos números de WhatsApp para facilitar o acesso
  • Manter reuniões "cara a cara" com clientes ou potênciais clientes recorrendo a plataformas como o Teams ou o Whereby que potenciam a reunião de pessoas como se estivessem na mesma sala.

Nos sites de produtos que dependiam de lojas físicas e não estavam preparados para um mundo “fechado em casa”, não baixar os braços, mas investir numa loja online com catálogo de produtos, carrinho de compras, pagamentos e entregas ... aproveitando este momento de menos atividade em que o mundo está mais tolerante e compreensivo, para minimizarem o prejuízo atual e se prepararem para os próximos tempos, com a certeza que esta porta web se manterá aberta e a dar frutos mesmo quando a loja física puder voltar a abrir.

Nos sites dos restaurantes, que estão a transformar-se com novas entregas de menus take away:

  • destacar com uma imagem forte e mensagem clara novos menus Take Away
  • transformar os sites de restaurantes em lojas online de refeições take away
  • criar uma nova página no site com regras claras de como tudo funciona, políticas de higiente e segurança, ... informar
  • ativar botões de contacto claros: email, telefone, integrações com whatsApp, com ícons conhecidos e intuitivos, para facilitar a vida a quem está disposto a encomendar
  • integrar a oferta de refeições com plataformas de entrega já existentes como o Uber Eats ou a Glovo que agilizam as entregas
  • criar uma conta mbway para facilitar pagamentos e evitar o uso de cash e integrar soluções de pagamento como o paypal e a easypay
  • comunicar, divulgar ... nos sites, nas redes sociais, enviando whatsApps e emails personalizados a clientes para os lembrar que continuam a lutar e precisam deles para ter por quem lutar.

Nos sites de hoteis e agências de viagem que estão, neste momento a atravessar tempos inimagináveis, juntar esforços para continuar a comunicar:

  • Divulgar informação relevante sobre o setor de forma clara, para que as pessoas saibam o que vale a pena desmacar e o que se pode manter
  • Manter o envio de newsletters e comunicação a clientes recorrendo a plataformas de email marketing como o E-goi ou o Mailchimp, para que as pessoas possam continuar a sonhar, nas suas casas
  • Tirar fotografias e fazer filmes das praias magníficas onde gostaríamos de estar, dos passeios no campos que gostaríamos de fazer e manter o sonho vivo nas pessoas para que, em breve, possamos estar a marcar de novo
  • Manter a marca viva no site, nas redes sociais, para que não se percam anos de trabalho de SEO - Search Engine Optimization - e se mantenham relevantes no google para quando as pesquisas dos utilizadores voltarem a ser essas.

No online, como no offline, não há uma fórmula de sucesso única, nem um caminho infalível mas sente-se uma união maior entre a humanidade: líderes, equipas, clientes, parceiros, fornecedores ... Pessoas. E embora tanto se esteja a perder, nisso estamos todos a ganhar.

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