Quando devo renovar o meu site?

O mundo da internet está em constante mudança e transformação. Ás vezes parece difícil estar a par dos avanços e saltos tecnológicos que numa questão de meses podem mudar tudo da noite para o dia.

Pedro Completo
Fev 1 2022 • 2 min leitura
Quando devo renovar o meu site?

É difícil colocar um prazo de validade a um website, mas se pensarmos que a Google faz updates regulares ao seu algoritmo de pesquisa ao longo do ano, fazendo alterações muito relevantes, pelo menos anualmente, percebemos que não é muito confortável mantermos um website inalterado durante um largo período de tempo.

Por muito bem que o seu website tenha sido construído à data do seu lançamento, há sempre variáveis que vão mudando ao longo dos anos. Em meados de 2015, por exemplo, deu-se uma grande alteração na forma como os utilizadores visitavam os sites quando os acessos mobile passaram a ser predominantes em relação aos acessos em desktop. A partir desse momento, todos os sites que não eram mobile responsive ficaram em clara desvantagem relativamente aos concorrentes que já tinham dado esse salto tecnológico.

Mas quando será mesma a altura de renovar o seu website? É uma questão com algumas variáveis… 

  • Saltos tecnológicos relevantes exteriores ao seu site, como aconteceu, por exemplo, no aumento de acessos mobile;
  • Melhorias no SEO e performance, porque as boas práticas de SEO e performance estão sempre em evolução e são um elemento de base na construção de um site, com muitos pontos de avaliação;
  • O aspeto visual do seu site está ultrapassado? Por vezes certas tendências de design ficam ultrapassadas dando ao seu website um ar antiquado que precisa de um refresh visual. Estar destacado da sua concorrência pode dar-lhe uma vantagem competitiva;
  • Reduzir a taxa de rejeição dos utilizadores. Com as métricas de analytics é hoje mais fácil perceber se os utilizadores estão a considerar o seu site e o seu conteúdo relevantes.
  • O seu público contínua o mesmo? Os negócios crescem, as pessoas mudam e o público para qual desenhou o seu site inicialmente pode ser agora outro. É indispensável adequar a mensagem ao seu público-alvo.

O seu site é o seu cartão de visita online e convém mantê-lo atualizado. É difícil dar um prazo de validade a um website, mas com algum bom senso é fácil perceber que, se a evolução tecnológica não desacelera, o nosso website também não se deve manter inalterado durante muitos anos, correndo o risco de passar do prazo de validade.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.