“Quero fazer um novo site, mas não sei por onde começar. O que preciso fazer?”

Em conversa com diferentes pessoas, esta questão tem sido frequente e um denominador comum nas preocupações que vou vendo em clientes e amigos com quem vou falando.

Maria Cunha
Out 26 2020 • 3 min leitura
“Quero fazer um novo site, mas não sei por onde começar. O que preciso fazer?”

Quando se toma a decisão de avançar com um projeto de novo website, seja do zero, seja um redesign do site atual para o tornar mais moderno, relevante e eficaz, não é obrigatório ter que saber preparar um briefing super completo, bem estruturado e com todos os termos e keywords utilizados no universo digital. Ninguém se deve sentir obrigado a ter de saber “falar a melhor linguagem web” quando vai à procura do parceiro certo para o acompanhar nesse caminho.

No entanto, há questões fundamentais que devem ver respondidas acreditando que, quanto mais e melhor pensar nos seus objetivos de negócio, de posicionamento, de resultados esperados (kpi’s), ou mesmo de target, etc… melhor vai ser a resposta do lado de cá, do lado de quem está entusiasmado em ouvi-lo e em querer ajudar a construir o melhor briefing em conjunto, antes de tomar a sua decisão de avançar.

Neste sentido é muito importante responder previamente, até num brainstorming interno, com a sua equipa, com os seus colaboradores, aos seguintes tópicos:

  • Como se definem no mercado?
  • Qual a história do projeto?
  • Quais os principais objetivos para o novo site?
  • Qual é o vosso core business? Em que serviços/produtos são mais “fortes”?
  • Qual é o vosso target de negócio?
  • O que gostam e resulta bem no site atual, caso exista?
  • O que não resulta de todo no site atual, caso exista?
  • Têm algum relatório de Google Analytics do site atual que possam consultar e partilhar, para melhor compreendermos e analisamos o comportamento dos v/utilizadores? Por exemplo: quais os acessos mais relevantes ao v/site? Pesquisa orgânica no google, posts das redes sociais? Entre outras variáveis muito importantes: target, page views, áreas mais visitadas, duração visitas, etc…;
  • Que estrutura de menus deve ter o novo site, no v/ideal?
  • Que informação é essencial ter no novo site? Conteúdos de texto e imagens/vídeo? (não precisa enviar os textos finais numa primeira abordagem)
  • Que sites adoram? Benchmark do mesmo sector, e/ou de sectores de negócio diferentes;
  • Resposta ideal, mas não obrigatória: budget disponível para o novo site, ou teto máximo que não poderá ser ultrapassado sob pena de inviabilizar o projeto…

Ao conseguir responder a estas questões de forma pensada e minimamente estruturada, num documento word, por exemplo, sem grandes dores de cabeça, receberá certamente a proposta estratégica e orçamental que melhor se enquadra nas suas expectativas e objetivos, depois de uma pequena conversa/reunião de debrief para análise conjunta do que prepararam. Assim conseguirá também ir mais longe no desenvolvimento, integração e otimização do seu ecossistema digital e dos diferentes touch points estratégicos definidos para o seu negócio, como por exemplo, integração do website com:

  • Plataformas de email MKT;
  • Plataformas de CRM;
  • Com Áreas Reservadas;
  • Com Sistemas de Booking
  • Com Sistemas de Pagamento;
  • Redes sociais;
  • Etc…

Mais do que uma empresa de web design e web development de excelência, encontra também em nós o parceiro certo para ter uma consultoria estratégica eficaz e uma gestão de projeto otimizada no pré, no durante, e no pós-lançamento do seu website. Desafie-nos e ponha-nos à prova…adoramos ajudar a construir o briefing que o levará mais longe neste universo digital. Vai ver que é muito mais fácil do que pensa!

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