Websites, o maior risco não é estragar ... é não atualizar!

Um site parado é um site pouco relevante para quem o visita e para o google. Não há milagres, se não investe algum tempo a manter o seu site com conteúdo atualizado, porque haveria o google de lhe dar relevância e mostrá-lo na primeira página?

Maria Cabral de Sousa
Jan 20 2020 • 3 min leitura
Websites, o maior risco não é estragar ... é não atualizar!

Um site atualizado transmite, a quem o visita, credibilidade, dedicação, compromisso e autoridade sobre a informação publicada. Deixar um site ficar desatualizado é ficar parado num meio web que, por sinal, não para! Transmite estagnação da empresa e desinteresse e prejudica a empresa tanto na imagem que quer passar ao mercado como na posição que quer ter no google.

O maior desafio para uma empresa não é fazer um site com um design gráfico impactante, mobile responsive e que respeite as boas práticas do Google. Para isso basta escolher a empresa web certa e nasce um site top! O maior desafio para uma empresa é manter o seu site interessante com o passar do tempo, atualizar os conteúdos, postar notícias e informação relevante, atualizar o seu look recorrendo a novas imagens ou vídeos.

O maior risco para uma empresa não é estragar o site porque escolhe uma fotografia menos impactante ou porque fica na dúvida se o texto da notícia está longo demais … o maior risco não é estragar … é não atualizar!

A atualização regular de conteúdos, faz com que os visitantes do website confiem e voltem. Também os motores de busca, como o google, valorizam um website que seja atualizado regularmente, melhorando o seu posicionamento nos resultados de pesquisa e o seu page rank.

Um site atualizado gera mais interesse, mais tráfego e mais visitas. Mais visitas por sua vez geram mais interesse, mais partilhas e mais relevância em termos de SEO Search Engine Optimization.

Resumimos abaixo os três fatores que consideramos críticos para manter o site da sua empresa atualizado:

  1. Ter um backoffice fácil e intuitivo
    O backoffice (CMS - content Management system) tem de ser fácil de usar e intuitivo. Tem de permitir adicionar, editar e apagar o conteúdo do site de forma rápida e “sem medos”. Com total autonomia para gerir notícias, equipa, serviços, produtos, artigos do blog, fotografias, vídeos, links, ... sem precisar de ter qualquer conhecimento técnico.

    É importante ter um backoffice robusto, que o proteja, por exemplo, não permitindo apagar imagens que estão a ser usadas, ou estragar o layout de uma página porque optou por destacar dois artigos onde antes estavam três.

  2. Planear as atualizações e ser consistente
    Mais importante do que publicar novos conteúdos todos os dias é ter uma produção de conteúdos consistente para que a comunicação seja efetiva. Tem a ver com quantidade, qualidade, prestabilidade, autoridade, credibilidade e legitimidade. Os clientes adoram consistência. Experiências repetidas e uniformes ajudam a estabelecer a confiança numa empresa.

  3. Não ter medo de mexer!
    Um site não é uma obra de arte! É uma ferramenta de comunicação que se pretende dinâmica e interativa. Uma obra de arte é um produto acabado. Um website é uma “obra” em constante mudança e transformação que deve, em cada momento, adaptar-se ao mercado exigente e dar resposta ao que os utilizadores impõem.

Se tiver um backoffice fácil e robusto, que o proteja, e se for disciplinado e consistente com as atualizações que faz ao site, então não irá ter medo de atualizar o site e sentirá os frutos dessa atualização no seu posicionamento no google.

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