4 mitos do web design: Sabe quais são?

Perante a palavra “mito”, somos transportados para o mundo do fantástico. Porém não nos vamos debruçar sobre criaturas mitológicas ou semideuses, mas sim sobre uma perspetiva tão, ou mais aterradora por existir na esfera real: os preconceitos mais generalizados do web design.

Marta Guimarães Ferreira
Nov 9 2021 • 4 min leitura
4 mitos do web design: Sabe quais são?

Apesar de se tratar de uma tarefa hercúlea, queremos despertar todas as empresas para os 4 mitos mais recorrentes do web design, para que a sua empresa nunca fique prejudicada em termos de presença digital.

1. Um website só se faz uma vez
Muitas empresas caem no erro de pensar no processo de criação de um website como algo linear, que por sua vez, termina assim o website é colocado online. Contudo, um bom website deve estar em permanente atualização, tanto em termos de conteúdo de texto como em termos de abordagem gráfica: imagens, vídeos … e mesmo em termos estéticos mais abrangentes. Um site feito em 2014 é milenar no mundo web, veja-se o caso da homepage da amazon.com em 2014 e hoje, vê as diferenças?). Um website estático é sinónimo de morte digital para a sua empresa.

2. A máxima “design fixes everything
O design é importante, mas não é omnipotente. Um website precisa de conteúdo relevante para se destacar nos motores de busca como o Google. De nada serve um website com um design incrível, se o conteúdo for insuficiente e se não for tecnicamente bem programado. O website é o primeiro ponto de contacto que muitos clientes terão com a sua empresa, mas sem conteúdo pertinente e uma boa equipa de development para o indexar, nem o melhor design o poderá salvar de um destino inglório no submundo dos resultados de pesquisa.

3. É possível ter um ótimo website pelo “preço da chuva”
Hoje em dia existe uma grande oferta no que toca a website builders (a.k.a plataformas online de criação de websites). Estas plataformas podem ser a solução ideal para pequenos negócios, mas para negócios de média e grande escala, ou para marcas que pretendem um posicionamento estratégico no mercado, um website builder pode “desajudar” em vez de “resolver”, pelas seguintes razões:

  • São pouco customizáveis. A probabilidade de existirem outros sites parecidos aumenta e torna difícil o posicionamento único que cada marca deve ter
  • Performance do website nos motores de busca (SEO) comprometida, pela estrutura da página não estar otimizada segundo os padrões de SEO da google
  • Alojamento do websiteNunca a expressão “o barato sai caro” fez tanto sentido. Os planos de alojamento mais acessíveis significam, por norma, websites mais lentos, falta de clareza no que toca a questões de segurança e equipas de Customer Support pouco disponíveis
  • Limitações do Software de Gestão de Conteúdos (CMS) integrado, em termos de customização, eficiência e usabilidade. Escolha bem o gestor de conteúdos que vai utilizar
  • Responsiveness do website. A adaptabilidade a todos os browsers e todos os dispositivos fica muitas vezes comprometida

4. As imagens são uma preocupação secundária
As imagens são essenciais para consolidar o design de um website e por esta razão não devem ser escolhidas de ânimo leve. Imagens sem força, datadas, ou de qualidade reduzida podem arruinar um website. Já que fez o investimento, escolha imagens que estejam à altura da sua marca … e quem sabe até motion vídeos ou vídeos de conceito.

Última dica, não subestime a página de apresentação da equipa! Trata-se de uma página que tem vindo a ganhar uma enorme relevância. Os seus potenciais clientes querem ver a sua equipa, querem poder confiar numa cara, no expertise, sentir empatia. As fotografias das suas pessoas são essenciais. Há vários websites com fotografias de equipa tipo-passe e de baixa resolução! … pertencem ao passado e não deixam saudades!

Se Ulisses resistiu às Sirenes, a sua empresa também consegue resistir ao poder de sedução destes mitos que, ainda que aliciantes, podem prejudicar a reputação da sua marca online e offline.

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