Estratégias para manter os artigos do seu site atualizados

Um site com uma boa secção de notícias, publicações ou artigos de blog é, sem dúvida, um dos pontos de partida para colocar a sua estratégia de Marketing de Conteúdo em prática.

Madalena Moreira Rato
Out 12 2021 • 3 min leitura
Estratégias para manter os artigos do seu site atualizados

Não só porque transmite ao mercado, aos seus clientes, potenciais clientes, parceiros e até concorrentes, a confiança de ser “conhecedor da matéria”, como também valoriza muito o posicionamento (SEO) do seu site no google.

Um site vivo, dinâmico, ativo só ajuda a transparecer que a sua empresa é também viva, dinâmica e ativa! O contrário pode, por isto mesmo, ser bastante prejudicial.

Cada visitante que entra no seu site é um potencial cliente ou promotor, por isso cada vez que tem uma visita ao seu site é uma oportunidade única de demonstrar o que sabe, o que oferece, … de encantar e transmitir a confiança de que é a empresa que o visitante procura!

Nesse sentido, escrevo abaixo 4 estratégias que o ajudarão neste caminho:

1. Defina um objetivo temporal, por exemplo 1 artigo por semana e organize um calendário a 3 meses de quem o vai escrever.

2. Defina o tipo de artigos que vai publicar:

  • Partilha de conhecimento – se produzir regularmente conteúdo informativo de qualidade, vai ser visto por quem o visita e pelo Google como an authority in that particular subject”.
  • Testemunhos – por escrito ou em vídeo, este é o tipo de conteúdo que faz aumentar a credibilidade e a confiança na sua empresa.
  • Projetos / portfólio – quando apresenta o seu portfólio de produtos e serviços está a mostrar “obra feita”. Está a apresentar exemplos do que pode fazer pelos potenciais clientes.
  • Momentos Internos – dar a conhecer as pessoas, contar momentos de colaboração, apresentar uma nova pessoa que faça parte da equipa ajuda a criar uma relação direta, pessoal, mais próxima entre o visitante e a sua marca. Acima de tudo, somos todos movidos “de pessoas para pessoas”!

3. Seja consistente e recorrente - quando define um plano de partilha de informação - postar artigos para partilhar conhecimento com os seus clientes, com os seus pares e com os amigos - para conseguir crescer em número de seguidores, likes e engagement ... tem de ser muito claro no que promete!

4. Publique os artigos no site e partilhe nas redes sociais - Quanto mais visitas converter para o site, mais crédito o Google lhe dá e mais pessoas chegam aos artigos publicados. Funciona tipo “bola de neve”: quanto mais publica, mais aparece no google, mais cliques tem para o site, mais pessoas conhecem a sua empresa … e assim aparece ainda mais no google!

É importante não esquecer de que os visitantes só chegam ao seu site se os textos, artigos, notícias e palavras que nele estiverem escritos contiverem as palavras de atração certas. Sempre com o foco que aumentar a audiência do seu site significa chegar a mais potenciais clientes e assim angariar mais negócio para a sua empresa!

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.