A importância de bons Calls-to-Action no seu site

Quando um visitante entra no seu site, o que pretende que este veja primeiro? Na prática como quer converter a entrada de um visitante no seu site?

Madalena Moreira Rato
Mai 31 2022 • 3 min leitura
A importância de bons Calls-to-Action no seu site

Comecemos pelo princípio, o que é um call-to-action, muitas vezes chamado CTA? É um convite à ação, uma chamada de atenção para que o visitante “veja mais” ou “contacte-nos” ou “comprar”..., é um encaminhar o visitante aquilo que nos é mais importante.

No fundo, o CTA promove a ação do visitante, seja ela qual for. E por isso, o mais importante é definir o objetivo dos CTAs e assim, conseguir colocá-los no sítio certo, com o texto certo e o design apropriado.

Há muitos exemplos de CTA: “saiba mais”; “siga-nos”; “compre agora”; “clique aqui”; “Subscreva a nossa newsletter”, … e o que lhes dá força é mesmo a sua pertinência e a capacidade de, de uma forma elegante, encaminhar a navegação do visitante.

Quando um visitante entra no seu site é uma oportunidade de ouro para o encantar, para o levar a ter interesse de conhecer o seu negócio, os seus serviços, o que tem para oferecer. Nesse sentido, é muito importante ir encaminhando a navegação de modo a mostrar os pontos fortes da sua empresa, o seu ADN, o que são, … e, no final, tentar angariar um contacto, para que aquele visitante anónimo passe a ser conhecido e contactável pela sua empresa.

Conforme o seu objetivo, os CTAs podem ser apresentados de várias formas, todas elas importantes. Por exe.:

  • Botão – um botão associado a um texto pode ter muita força, pelo seu destaque e pela facilidade com que o visitante se sente impelido a clicar. Para ser eficiente, tem de ser claro, enquadrado na mensagem que se pretendem transmitir.
  • Texto – muitas vezes o principal objetivo é dar mais informação e assim um CTA incluído num texto é perfeito! O visitante está a ler e é chamado a aprofundar o tema num link, no seguimento do texto que está a ler.
  • Banner – o banner tem a vantagem de ser um “espaço à parte” do seu site, com um design próprio, com texto + imagem + vídeo, … de acordo com o objetivo que está por trás: a conversão do visitante.
  • Pop-up – um pouco mais intrusivo, salta aos olhos do visitante, se for bem trabalhado graficamente será com certeza um sucesso!

A escolha de cada um destes tipos de CTA está muito relacionada com o objetivo do mesmo: angariar contacto, promover a compra de um produto, aliciar para uma promoção, aprofundar o conhecimento, … são muitas as razões e todas elas têm como foco principal manter o visitante interessado no seu site.

Por isso mesmo, o design, o seu posicionamento na página, a relação entre o CTA e os restantes elementos que estão na página é muito importante para o seu sucesso.

A reter: os Calls-to-Action servem essencialmente para indicar o próximo passo que sua empresa quer que um visitante realize. Aproveite!

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