Com a loucura da Black Friday, acentua-se a loucura na aceitação das Política de Cookies nos sites

Esta semana aproveitei a Black Friday nalguns sites, e deparei-me com a, cada vez mais evidente, tendência de personalização das barras de cookies nos sites.

Maria Cunha
Nov 30 2021 • 2 min leitura
Com a loucura da Black Friday, acentua-se a loucura na aceitação das Política de Cookies nos sites

Estes cookies são pequenos arquivos enviados por sites e armazenados no seu browser (chrome, safari, firefox, edge) que guardam as suas preferências. Atualmente, são inúmeros os sites que pedem para aceitar ou recusar a instalação destes pequenos ficheiros que permitem que qualquer site onde navega se lembre das suas preferências durante um determinado período de tempo. Estes cookies também podem ser utilizados para recolher dados estatísticos sobre a experiência de navegação nos sites.

Em resumo, e para se sentir esclarecido, existem diferentes tipos de cookies, com funcionalidades distintas:

  1. Cookies estritamente necessários - que têm obrigatoriamente que estar ativos para o funcionamento do site;
  2. Cookies analíticos ou de desempenho - têm carácter acessório e recolhem informação estatística com o intuito de ajudar o proprietário do site a analisar a utilização dos mesmos e a entender melhor o envolvimento dos seus visitantes com os websites (ex.: google analytics);
  3. Cookies de funcionalidade - relacionados com funcionalidades como a partilha nas redes sociais; ou os recaptcha (segurança) associados a formulários do site, entre outros;
  4. Cookies de terceiros - têm um carácter acessório e, uma vez aceites, podem ser usados por outras empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes noutros websites.

Para que, ao entrar num site para fazer as suas compras, possa decidir rapidamente e de forma consciente se aceita ou rejeita os cookies, deixo aqui a maior vantagem e desvantagem da aceitação “cega” dos mesmos.

A maior vantagem em aceitar os cookies num site é ser possível dar-lhe uma experiência mais personalizada na navegação, com base na localização (ex. idioma), preenchimento mais rápido de formulários e ainda ser possível “mostrar-lhe” outra informação que possa ser-lhe relevante, com base nessas mesmas preferências.

Em termos de riscos ou desvantagens resumo em duas: o risco de segurança, em particular na partilha do mesmo computador / browser por vários utilizadores e a “invasão de anúncios e sugestões” relacionadas com as preferências que permite armazenar.

Para as empresas fica o alerta que, de acordo com as diretrizes da União Europeia, os sites não podem apenas informar que utilizam cookies e armazená-los. Torna-se por isso imperativo olhar para este tema e disponibilizar no seu website a funcionalidade de diferentes níveis de aceitação/ rejeição de cookies de forma informada, aos seus visitantes.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.