O modelo “Freemium” adequa-se ao seu negócio?

Cada vez mais, o mundo digital leva as empresas a abandonar as estratégias tradicionais de marketing para confiar no crescimento liderado pelo produto, esta abordagem de marketing tem como objetivo potenciar a visibilidade da marca, apresentando um produto de alta qualidade gratuito para um grande número de utilizadores.

João Amador
Out 26 2021 • 2 min leitura
O modelo “Freemium” adequa-se ao seu negócio?

O modelo de negócios freemium enquadra-se na categoria de crescimento liderado pelo produto e continua a aumentar a popularidade entre as empresas.

O que é o modelo freemium?

Freemium combina as palavras “grátis” e “premium” para descrever um tipo particular de modelo de negócios. Esta prática única para adquirir clientes é especialmente popular entre empresas de software, empresas com fluxo de negócio na Internet e empresas de jogos (ex. Spotify, Linkedin, Dropbox, etc...).

É um modelo de aquisição que traz os utilizadores a um novo produto de software e, se usado corretamente, estimula os utilizadores frequentes a atualizar para versões premium.

Como funciona um modelo freemium?

A premissa básica do modelo freemium significa que uma empresa oferece um produto, geralmente software, com recursos básicos sem nenhum custo, no entanto, este produto possui limitações que, em alguns casos, fazem com que o utilizador queira mais do serviço.

Além da versão gratuita do produto, existe uma versão premium, com mais recursos, serviços e vantagens disponíveis se o cliente pagar uma taxa de assinatura.

Este modelo visa desenvolver uma base de confiança entre o cliente e a empresa, ao mesmo tempo que demonstra o valor do produto oferecido.

Os utilizadores têm a oportunidade de experimentar o produto na sua forma mais básica pelo tempo que precisarem para compreender o seu valor, sendo esperado que as limitações do produto gratuito levem os utilizadores a pagar pela versão premium.

Como saber se um modelo freemium funciona para o seu negócio?

A decisão de implementar um modelo freemium depende dos objetivos específicos da sua empresa. Se começou recentemente com a esperança de ganhar conhecimento da marca ou conquistar novos clientes, um modelo freemium pode ser viável.

Normalmente produtos de alta qualidade que atraem uma ampla base de clientes e, ao mesmo tempo, com baixo custo são candidatos perfeitos para um modelo freemium. Assim como serviços que as pessoas usam de maneira consistente, seja para trabalho, entretenimento ou hobbies criativos, também têm um bom desempenho.

Por outro lado, se o seu objetivo principal é gerar receita e aumentar as taxas de conversão, outros modelos de negócios podem ajudar a atingir esse objetivo.

O desenvolvimento da estratégia de marketing e do modelo de negócio certos podem revolucionar a sua empresa.

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