O que é o Instagram Shopping e como criar uma loja no Instagram?

Instagram Shopping veio para revolucionar as vendas online e esta rede social pretende deixar de ser “apenas” uma poderosa ferramenta de marketing para se tornar também numa plataforma de vendas.

Maria Cabral de Sousa
Fev 1 2021 • 3 min leitura
O que é o Instagram Shopping e como criar uma loja no Instagram?

Esta ferramenta permite usar o Instagram para promover a venda direta, mostrando os seus produtos nas publicações orgânicas e partilhando via stories e posts.

Com o Instagram Shopping a mesma imagem pode ter informação dos vários produtos numa espécie de etiqueta com: nome, preço, link. Ao clicar nessa etiqueta, o utilizador vai para uma página, ainda no Instagram, onde vê mais imagens do produto e é convidado a clicar num botão “Ver no site / View on Website” para que possa visualizar o mesmo produto no e-commerce da sua marca e comprar caso tenha interesse.

Em resumo pode identificar múltiplos produtos nas fotografias do seu mural de Instagram e linkar esses produtos a páginas detalhadas de informação sobre os mesmos, levando o utilizador a fazer checkout no site da marca, adquirindo o produto em questão. 

É importante esclarecer que o Instagram Shopping não tem pagamentos ativos nem é uma plataforma de e-commerce, pelo menos para já, por isso as transações têm de ser realizadas na sua loja online externa.

Isto significa que tem de ter um e-commerce - uma loja online - para a sua marca e o que o Instagram Shopping vai permitir é conectar os seus posts de produtos à sua plataforma de comércio eletrónico.

Para que fique claro resumo aqui alguns tópicos sobre o Instagram Shopping:

  • O Instagram Shopping não está ativo em todos os mercados ainda. Mas se está em Portugal temos boas notícias pois a funcionalidade já está disponível!
  • Apenas permite vender produtos físicos, ou seja, não está disponível para venda de produtos digitais ou serviços
  • Tem de garantir que o seu perfil no Instagram é um perfil comercial, ou seja, não está disponível para contas pessoais
  • Tem de garantir que a sua conta de Instagram está associada a uma página de Facebook. Não é possível usar o Instagram Shopping caso a sua conta de Instagram não esteja associada a uma página de Facebook
  • Os pagamentos não estão disponíveis na plataforma. As transações têm de ser realizadas na sua loja externa (no seu e-commerce)
  • Tem de ter um e-commerce (uma loja online) para a sua marca! No fundo o Instagram Shopping é uma montra onde pode ter o catálogo dos seus produtos e permitir ativar um link direto para o seu produto no e-commerce da sua marca

Se a sua marca já tem perfil comercial no Instagram, conta no Facebook e Plataforma de E-commerce (loja online) então tem as condições ideais para configurar o Instagram Shopping.

Veja aqui o passo a passo >

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.