Blog na “blogosfera”, ou blog dentro do seu próprio site?

E ter um blog está só na moda? Ou será que converte efetivamente? Mais um desafio para respondermos.

Maria Cunha
Jan 18 2021 • 2 min leitura
Blog na “blogosfera”, ou blog dentro do seu próprio site?

Quando pensamos num blog, pensamos numa espécie de “diário virtual” onde podemos escrever sobre diferentes temas, com a frequência que entendermos, sendo que é indiscutível que atualmente é uma poderosíssima ferramenta de marketing digital, especialmente se estiver integrado dentro dos sites. E porquê?

Essencialmente porque consegue atrair organicamente muito mais utilizadores para os sites, pois fica automaticamente otimizada a indexação nos motores de pesquisa (SEO), e também aumenta o tempo médio de visita porque depois de ler determinado artigo do blog que o impactou, a probabilidade do utilizador continuar no site a navegar noutras páginas e a ver outros conteúdos aumenta.
(Tal como tenho observado em análises de performance no Google Analytics.)

E quem escreve e alimenta o blog, ao perceber que, de facto, traz resultados muito positivos mal publica um artigo (gera logo novos contactos ou mesmo vendas se tiver e-commerce) vai querer continuar a alimentá-lo com grande entusiamo. Este tipo de dinâmica dentro dos sites tem muitas outras vantagens:

  1. Obriga a ter novas ideias, a fazer novas pesquisas, incentivando a aprendizagem, assim como aprofundando conhecimentos no sector em que trabalha;
  2. Ao manter uma periodicidade fixa, vai construindo compromisso com quem o lê e vai aumentando a sua reputação, permitindo atrair determinada audiência;
  3. De forma natural, a sua empresa vai ganhando credibilidade junto de atuais e potencias clientes;
  4. Se os artigos forem escritos por diferentes pessoas dentro de uma organização, como é o caso do blog da Softway, permite a todos irem enriquecendo intelectualmente uns com os outros, e uns para os outros;
  5. Desperta a vontade de quem não conhece a sua empresa, negócio, serviços, fique a conhecer melhor todo o universo onde opera, destacando-se positivamente na forma como o faz.
  6. Aumenta a probabilidade de tornar o seu conteúdo partilhável. Se determinado artigo do blog é reconhecido como relevante, naturalmente os utilizadores o partilharão, e de forma orgânica poderá impactar novos visitantes. Hoje em dia o networking de quem nos segue é muitíssimo poderoso.

Estas são só algumas das inúmeras vantagens. É tempo de abrir horizontes, reinventar negócios, potencializar novas ferramentas de comunicação. Não é ter um blog só porque está na moda, particularmente neste contexto em que vivemos, mas sim porque traz efetivamente excelentes resultados para os negócios. É mesmo um sinónimo de SUCESSO!
Falo por experiência própria, e com base em análise de dados no Google Analytics de diferentes websites.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.