O digital ainda é um bicho papão

Usamos e abusamos do digital, as empresas sentem mais que nunca que é o momento de comunicar na web com artigos nos sites e redes sociais, com newsletters informativas, ativando chats e whatsapp nos sites para facilitar a comunicação, criando webinars para partilhar conhecimento e tanto mais.

Maria Cabral de Sousa
Abr 27 2020 • 3 min leitura
O digital ainda é um bicho papão

todos sabíamos como usar o digital como complemento da nossa vida, só não sabíamos usá-lo como a única forma de estar! ... e neste mundo novo que entrou sem ser convidado, o digital ainda é um bicho papão. 

Pequenas e grandes empresas sentem diariamente dificuldades em transformar o seu modelo de negócios convencional em digital, líderes e equipas lidam com novos conceitos e plataformas tecnológicas diariamente e trabalham mais horas das suas casas para conseguir manter o ritmo imposto pelas ideias transformadas em soluções que precisam de plataformas e exigem o desbravar de tecnologia.

As empresas enfrentam enormes desafios diários para manter os seus negócios focados no que é verdadeiramente o seu core business a par e passo com um acelerado processo de digitalização.

Resumo aqui 5 grandes desafios da transformação digital das empresas:

  • 1º Perceção de urgência - é hora de olhar a sério para a urgência da transformação digital das empresas. Se até aqui era importante que o posicionamento digital da sua marca, agora, mais que nunca, a web é a única porta de entrada para o seu negócio.
  • 2º Escolha de parceiros certos – mantenha-se a fazer o que sabe fazer bem e escolha os parceiros certos para implementar as suas ideias. Não tente encontrar a solução sozinho. O papel das agências web, com criativos, developers e integradores é ouvir o seu problema e as suas ideias, desconstruí-lo e encontrar a solução web mais eficaz.
  • 3º Cultura de experimentação – na web, como na vida, não há verdades absolutas e não só um caminho certo. Na transformação digital, a experimentação é um dos pontos principais. A enorme facilidade com que se experimentam novos caminhos e se testam alternativas tem de ser aproveitada e permite tomar decisões mais rápidas.
  • 4º Agilidade para mudança rápida – um site, uma loja online, não é, nem nunca deve ser considerado, uma obra de arte! O digital exige constante mudança e transformação que deve, em cada momento, adaptar-se ao mercado exigente e dar resposta ao que os utilizadores impõem. Não tenha medo de testar novas soluções e não tenha medo de mudar, melhorar. Ser ágil é essencial no mundo web.
  • 5º Saber olhar para os dados que nos ensinam – tudo na web é monitorizável facilmente. É essencial olhar para os números, ouvir o que eles nos dizem e sermos capazes de agir em conformidade, melhorar e medir resultados do esforço feito em cada ação on-line.

O futuro já começou e chegou cheio de pressa. As empresas não precisam de fingir que estão confortáveis com tudo o que o processo de digitalização impõe. A melhor forma de lidar com o “bicho papão” é encontrar o parceiro certo que seja amigo dele, partilhar ideias e deixar as soluções técnicas para quem o pode ajudar.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.