Page Speed Insights – porque é importante e como impacta conversão e leads?

No mundo acelerado da internet, onde a atenção dos utilizadores é cada vez mais preciosa, a velocidade do site e o seu desempenho ganhou um papel crucial no sucesso do seu posicionamento digital. A velocidade de carregamento e desempenho de uma página, conhecida como Page Speed, afeta diretamente a experiência do utilizador e a classificação nos motores de busca.

Pedro Completo
Jul 11 2023 • 6 min leitura
Page Speed Insights – porque é importante e como impacta conversão e leads?

Neste artigo, exploramos a importância do Page Speed Insights e destacamos alguns pontos a ter em conta para melhorar a performance do seu site em termos de velocidade e não só. Antes de mais explicar que o Page Speed Insights é um serviço criado pela Google que ajuda a analisar e otimizar os websites de forma a tirar o melhor partido da experiência online. Existem uma série de regras e boas práticas que são essenciais à construção de um website e a partir desta ferramenta conseguimos obter informação sobre protocolos e padrões que devem ser implementados de forma a garantir a melhor experiência ao utilizador.

A importância do Page Speed e o seu impacto na experiência e conversão

  • Tempo de permanência - se uma página demorar muito tempo a carregar, os visitantes podem ficar frustrados e abandoná-la antes mesmo de ver o conteúdo. Inúmeros estudos mostram que a maioria dos utilizadores espera que uma página seja carregada em dois segundos ou menos. Só assim é possível garantir uma experiência positiva, mantendo o engagement dos visitantes.
  • Classificação nos motores de busca - sites mais rápidos tendem a ter melhor classificação nos resultados de pesquisa, o que resulta em mais visibilidade e tráfego orgânico para o seu site. O Google considera a velocidade do site como um fator de classificação importante, uma vez que ambiciona fornecer aos utilizadores resultados relevantes e uma experiência de pesquisa de qualidade. A velocidade apesar de importante não é o único fator a ter em conta, sendo igualmente importantes questões de acessibilidade, boas práticas web e SEO.  
  • Taxa de conversão - a velocidade do site tem impacto direto na taxa de conversão de visitas em leads e consequentemente na geração de negócio online. Os utilizadores têm expectativas cada vez maiores em relação à velocidade, e sites lentos podem levar à perda de potenciais clientes. Um atraso de apenas um segundo no tempo de carregamento da página pode levar a uma redução significativa na taxa de conversão. 
  • Experiência mobile - o uso de dispositivos móveis para aceder à internet tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. É crucial que a acessibilidade dos sites em mobile ofereça uma experiência rápida, eficaz e user friendly. Desde 2010 que o conceito Mobile First ganhou tração nos projetos web, focando o seu desenvolvimento primeiro nos dispositivos móveis e em seguida para desktop. De acordo com o site statcounter em Portugal no mês de Junho de 2023 aproximadamente 40% dos acessos à internet foram efetuados através de dispositivos móveis.

Dicas para melhorar o Page Speed do seu site e garantir um desempenho ágil e eficiente

  • Otimizar as imagens e vídeos: Imagens e vídeos demasiado pesados são frequentemente uma das principais causas da lentidão de um site. É essencial as imagens e vídeos estejam otimizados para a web de forma a não atrasar o carregamento. A utilização de formatos de imagem de última geração como o webp, desenvolvido especialmente para a internet, e o carregamento de imagens especificas de acordo com o tamanho de ecrã são fulcrais para um carregamento rápido.
  • Utilize um sistema de cache: A implementação de um sistema de cache é essencial para melhorar a velocidade do site. O cache armazena temporariamente os arquivos estáticos do site (como CSS, JavaScript e imagens) nos navegadores dos visitantes, permitindo que as páginas sejam carregadas mais rapidamente em visitas subsequentes.
  • Minificar CSS e JavaScript: Remover espaços em branco, comentários e outras redundâncias desnecessárias do código irá reduzir o tamanho dos ficheiros, o que resultará num tempo de carregamento mais rápido. Esta otimização dos ficheiros pode fazer uma grande diferença e existem ferramentas de compressão que fazem esse trabalho por si. Devemos também ter em conta que alguns plugins de JavaScript base tem muitos elementos que não são utilizados e apenas contribuem para aumentar o peso de carregamento, podendo ser descartados sem prejuízo para o funcionamento do site.
  • Melhorar acessibilidade: Apesar de não estar diretamente relacionado com a velocidade de carregamento, boas práticas de acessibilidade vão dar uma melhor classificação ao seu website. Botões com nomes acessíveis, elementos de imagem com alt (texto alternativo, breve e descritivo do conteúdo da imagem) ou a possibilidade de fazer zoom para os utilizadores com falta de visão são detalhes que não devemos descurar. 
  • Alojamento do seu site: Escolha um serviço de alojamento seguro e de qualidade. Certifique-se de que o servidor está localizado geograficamente próximo da maior fatia do seu público-alvo. Isso reduzirá o tempo de resposta do servidor e, consequentemente, melhorará a velocidade de carregamento. Não esquecer também que a deve utilizar sempre certificado de segurança HTTPS.
  • SEO: Apesar de não ter relação direta com a velocidade de carregamento as orientações básicas devem ser cumpridas de forma a melhorar a classificação do seu website e garantir que é bem indexado e aparecer nas pesquisas dos motores de busca. Se estiver mal indexado nem o website mais rápido do mundo aparecerá nos primeiros lugares das pesquisas. 

Hoje em dias temos uma parafernália de ferramentas que nos ajudam a diagnosticar e a melhorar o desempenho dos nossos websites, mas tão importante como conhecer as regras e boas práticas é saber encontrar o equilíbrio. Se a melhor forma de passar a mensagem são imagens espetaculares, temos de saber encontrar um equilíbrio entre as boas práticas e o que faz sentido, mesmo que isso possa pesar no índice de desempenho.

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