Porque é que conteúdo diferenciado é tão importante hoje em dia?

Durante as últimas décadas, a indústria do entretenimento foi dividida em segmentos. Tivemos grandes empresas de cinema, grandes marcas de música e videojogos. E cada segmento era único, não só devido à forma como os seus produtos eram consumidos, mas também devido às grandes limitações tecnológicas da época.

João Amador
Mar 15 2022 • 2 min leitura
Porque é que conteúdo diferenciado é tão importante hoje em dia?

Neste momento isto está a mudar. A Netflix, conhecida pelo seu streaming, e por filmes e séries televisivas exclusivas, comprou um estúdio de videojogos e prepara-se para investir fortemente nessa área. A Epic Games, famosa por títulos como Fortnite, acabou de adquirir um serviço de streaming de música. Estarão estas grandes empresas a diversificar os seus negócios?

O exemplo Netflix e Fortnite

No início de 2019, a Netflix declarou num relatório que os seus principais concorrentes não são outras plataformas de streaming como a Disney ou a HBO, mas sim Fortnite, um simples videojogo..., ou melhor será dizer uma plataforma multimédia interativa!

É que o que começou como um dos mais famosos jogos de battle royale do mundo, com mais de 200 milhões de utilizadores registados, adaptou-se, organizando concertos ao vivo para artistas como Marshmello, Travis Scott e Ariana Grande. Mudando por completo o mercado do entretenimento tal como o conhecemos.

A Netflix viu essa mudança, e pouco a pouco, os utilizadores começaram a ver uma grande inovação, como filmes interativos e videojogos publicados, o consumo passivo de conteúdo não é uma escolha, é necessário manter os utilizadores envolvidos com o conteúdo, deixá-los fazer parte do mesmo.

A interatividade do conteúdo na web

Também no mundo web assistimos a uma aposta em conteúdo diferenciado. Vivemos numa época em que o nosso tempo e atenção são as moedas mais valiosas, e isto não se aplica apenas para fins de entretenimento. Existe agora um novo padrão de como os utilizadores consomem conteúdos em geral.

Os utilizadores já não são passivos em relação ao conteúdo, querem uma experiência, sentir-se parte dela. É assim que mantém o seu interesse na sua marca. Assim, é essencial definir quem são os seus utilizadores, analisar a sua experiência e proporcionar-lhes a melhor experiência possível através de conteúdo diferenciado relacionado com os seus interesses e que promova a interatividade.

Ao fazer isso, começa a ter uma relação mais próxima com os seus potenciais clientes, melhorando o conhecimento da marca e fazendo-os caminhar sem problemas ao seu lado e tornarem-se clientes fiéis e promotores da sua marca.

Netflix, Microsoft, e Epic Games mostram-nos que misturar conteúdo estático e interativo é uma tendência que pode ajudar as empresas a aumentar o envolvimento dos utilizadores e o seu negócio. Estará a sua marca à procura disso?

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