Website: Contratar uma Agência Web ou fazer tudo internamente?

A contratação de uma agência digital para construir o seu website ou loja online não deve ser vista como uma despesa, mas como um investimento, para que o seu negócio possa crescer e aumentar a rentabilidade.

Maria Cabral de Sousa
Mar 17 2021 • 3 min leitura
Website: Contratar uma Agência Web ou fazer tudo internamente?

É verdade que, nos dias que correm, são inúmeras as plataformas de “faça você mesmo” onde poderá criar o seu website ou e-commerce sozinho. É possível erguer um site bonito com base em templates pré-definidos, “alimentá-lo com conteúdos” e erguer uma presença digital.

As dúvidas começam quando, depois do esforço e do tempo consumido a tentar entrar num mundo que desconhece, o site não aparece bem indexado nos motores de busca como o google, não serve os propósitos de conversão que idealizou e fica aquém das expectativas que tinha quando deu início ao processo de “fazer tudo internamente”.

Uma agência web tem uma equipa de especialistas, atentos às tendências e evolução do mundo web, que pensam consigo a sua marca. Consultores digitais, web designers e web developers que vão definir consigo o melhor posicionamento web para a sua marca, apoiá-lo na definição da estratégia digital e otimizar o seu website ou loja online para servir o propósito do seu negócio: aumentar a atração, a conversão e engagement dos visitantes web e, em última análise, maximizar o retorno do seu investimento.

Movidos pela inovação e pela tecnologia e focados em facilitar a vida dos nossos clientes num mundo cada vez mais digital, partilhamos 4 passos que temos como obrigatórios na criação de um novo projeto web:

  1. Definir a estratégia digital da marca – analisar “quem são”, “o que os distingue”, definir objetivos da presença online; fazer benchmarking ao setor e analisar a concorrência – o que fazem bem e mal – gerar ideias conjuntas e definir KPI´s.

  2. Construir o Hub Digital – definir a estrutura de navegação do seu site ou loja online, fazer a criação gráfica com maquetes únicas e impactantes que respeitem as melhores práticas de user interface e user experience, definir os botões call to action que permitirão converter, recolher subscrições, contactos, registos, vendas. Erguer um backoffice – CMS de gestão de conteúdos de fácil utilização e à imagem do seu website; otimizar urls e metatags que maximizem o posicionamento orgânico do seu site para que apareça bem indexado no Google.

  3. Ativar a presença online – no “go live”há vários pontos essências que não podem ficar esquecidos como a revisão SEO – Search Engine Otimization – o redireccionamento de urls do site antigo para o novo, a submissão de sitempap.xml ao google e os robots.txt … integrar plataformas de email marketing, integrar partilhas com redes sociais e fazer o setup do analytics para medição de tags, eventos e funis de conversão …. Testar, testar, testar … ativar certificado de segurança e por online!

  4. Formar, Acompanhar, Analisar, Medir performance para – este é o momento de “ensinar a pescar” para que a sua marca seja autónoma na gestão de conteúdos do seu site e loja online, na publicação online de notícias, produtos e serviços de forma regular. É essencial formar, acompanhar, medir retorno e manter “vivo” o site!

Que fique claro que gostamos deste mundo web mais livre onde existem soluções variadas que permitem às marcas escolher o caminho mais adequado à fase de vida em que se encontram e aos recursos humanos e financeiros de que dispõem.

Que fique também claro que acreditamos que a contratação de uma agência para fazer o seu website, loja online e estratégia digital vai ter resultados mais eficazes e consistentes, e potenciar o crescimento mais acelerado da sua notoriedade e negócio.

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