4 razões para criar um site e não depender apenas das redes sociais

Em todos os jornais e notícias do mundo encontramos manchetes com o tema: “O apagão das redes sociais Facebook, Instagram e WhatsApp custou seis mil milhões de dólares a Mark Zuckenberg”  … e eu pergunto-me: e quanto custou à sua empresa?

Maria Cabral de Sousa
Out 6 2021 • 2 min leitura
4 razões para criar um site e não depender apenas das redes sociais

Se olharmos para a realidade das empresas, em particular das PMEs portuguesas, vemos que ainda há inúmeros negócios que apostam exclusivamente nas redes sociais para comunicar, divulgar e vender os seus produtos e serviços e, se assim é, que impacto terá tido no setor empresarial português um dia em que até o online esteve fechado?

Não temos dúvidas da importância das redes sociais na construção da pegada digital da sua marca, mas destacamos que não pode depender só delas. O seu website deverá ser sempre o centro do ecossistema digital da sua marca.

Aqui ficam 4 razões que destacam as vantagens de um website ou loja online próprio:

  • Maior credibilidade e consolidação da presença digital. As redes sociais são ótimas para ativar campanhas ou promoções, mas o destino final das mesmas deve ser o site ou loja online da sua marca onde consegue mostrar a sua história e a sua diferença e promover um maior engagement com o visitante.
  • Melhor posicionamento SEO e visibilidade. Se produzir regularmente conteúdo informativo de qualidade no seu site ou loja online, vai ser visto pelo Google como “an authority in that particular subject”. Mas se o fizer apenas nas redes sociais, esse conteúdo não é pesquisável no google.
  • Maior autonomia no conteúdo gráfico e de texto permitem proporcionar ao utilizador uma experiência web mais personalizada e eficaz. Nas redes sociais a experiência que a sua marca proporciona está muito dependente dos parâmetros, regras e limites das próprias plataformas, iguais para todos. É mais difícil destacar-se e diferenciar-se.
  • Maior controle e menor dependência. O dia 4 de outubro fez com que este tópico não precise de grande explicação, para as empresas em que a promoção e vendas online dependem exclusivamente de redes como o Facebook ou o Instagram foi “um dia perdido” offline e sem vendas.

O seu website é provavelmente o seu maior ativo na web e aquele que melhor controla. É para ele que deve converter as pessoas que se deparam com posts e conteúdo relevante nas redes sociais.

Para ler mais sobre este tema veja também o tópico que escrevemos no nosso blog há uns tempos: “Websites ou redes sociais? O que é mais importante?

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.