A alma do negócio

O maior segredo do seu negócio é saber aproveitar o que os outros ainda nem sequer pensaram.

João Amador
Dez 14 2020 • 2 min leitura
A alma do negócio

Estamos na época do natal, é uma altura de azáfama e de magia mas também de alguma preocupação, pois muitas das vezes não sabemos o que vamos oferecer e deparamo-nos todos os anos com o mesmo dilema, deixamos tudo para a última hora.
É também uma época de mais faturação, na medida em que a receita financeira aumenta significativamente nas empresas de comércio.

Apesar de vivermos, atualmente, uma realidade diferente por conta de um vírus que nos alterou completamente as nossas rotinas, as campanhas de marketing das empresas continuam a evidenciar-se. Na maior parte das vezes, o que nos influencia a comprar um determinado produto são as campanhas publicitárias implementadas pelas mais variadas lojas.

Quando passeamos por uma rua ou avenida enfeitada com luzes natalícias, já a pensar no que vamos oferecer a este ou àquele familiar, o que nos salta mais à vista são as promoções, de um ou outro produto, presente numa montra enfeitada.

As lojas online também conseguem ter o mesmo impacto visual de uma montra decorada ou de um letreiro, com letras grandes e cores apelativas, mas de outra forma, apenas é necessário deter um pouco de imaginação e criatividade.

Este fim-de-semana li um artigo e deparei-me com o impacto que a série “The Queen’s Gambit“, teve em todo o mundo com mais de 62 milhões de visualizações na Netflix. Devido ao conteúdo da série a procura por tabuleiros de xadrez aumentou 250% e alguns negócios viram a sua procura aumentar em 1000%, além disso o livro que inspirou esta série tornou-se bestseller 37 anos depois.

A maior parte das pessoas que começaram a jogar este jogo, provavelmente não tinham grande interesse por xadrez antes da série estrear, mas aquilo que as fascina é o momento, é a atualidade.

Só isso consegue explicar que o melhor momento de venda de um livro aconteça 37 anos depois de este ser lançado, quando já devia ter caído em esquecimento.

Este fenômeno acontece diariamente no mundo online, onde as melhores lojas virtuais se aproveitam para rentabilizar, seja a partir de acontecimentos positivos ou negativos. 

O sucesso está no aproveitamento dos detalhes, o sucesso acontece agora e é a atualidade.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.