A relação entre o seu website e as redes sociais

O objectivo das redes sociais deve passar por fazer os utilizadores chegar ao seu conteúdo.

Tomás Jacob
Nov 9 2020 • 3 min leitura
A relação entre o seu website e as redes sociais

Temos escrito recentemente no nosso blog, aqui na Softway, sobre a presença e o impacto das redes sociais nas nossas vidas. Acima de tudo incentivamos o uso mais saudável destas, porque uma coisa é certa: elas não estão de partida. E por muito que possamos discutir o seu funcionamento, elas vão continuar a ser uma forma privilegiada de fazer crescer a nossa marca e presença entre os consumidores.

No entanto, é importante ter noção que praticamente nenhuma rede social é igual a outra e como tal, a sua presença também não deve ser igual. Deve começar por definir com exatidão o seu objetivo para cada rede social. Pode apenas querer aumentar o reconhecimento, atrair visitantes para o seu artigo ou então crescer as vendas de um produto. O essencial é que esteja bem definido. Desta forma pode adaptar o tipo de conteúdo que publica. Em qualquer um dos casos, e como já tivemos oportunidade de escrever anteriormente, o objectivo deve passar por fazer os utilizadores chegar ao seu conteúdo, em particular ao seu site.

Por exemplo, o Twitter é uma rede social famosa pelos seus conteúdos curtos e diretos. Se o seu objetivo é atrair visitantes para um artigo de blog como este, então pode publicar pequenos excertos como tweets individuais para convencer os utilizadores a lerem o artigo na integra no seu website. Esta abordagem é muito utilizada por meios de comunicação como jornais e revistas.

O Instagram, pelo destaque que dá ao conteúdo visual, é uma boa plataforma para divulgar produtos. Há várias formas de integrar o Instagram com lojas digitais, que permitem ao utilizador aceder diretamente de uma publicação ao seu site para comprar um produto.

No Facebook, pela sua massificação e diversidade de utilizadores, é um bom meio para fazer crescer o reconhecimento da sua marca. Em alguns casos também é uma boa forma de expor testemunhos reais dos seus clientes aos seus amigos. No entanto há que ter em atenção que muitos dos utilizadores recolhidos através do Facebook não se traduzem em tempo passado e em interações no seu website.

De qualquer forma, em todas estas redes sociais, o tempo de atenção dos utilizadores é curto e altamente disputado por outras empresas. O conteúdo deve ser sempre capaz de capturar a atenção e convencer os utilizadores a saberem mais. Para um exemplo prático, vamos imaginar que temos um pequeno hotel e para atrair visitantes nestes tempos desafiantes, criamos uma promoção apelativa. Uma publicação para o Facebook poderia passar por um cabeçalho que indica “50% de desconto na sua estadia”. Mas claro que os seus clientes podem ter mais dúvidas ou desejar mais detalhes sobre a promoção. Neste caso no seu website deve existir uma página ou secção dedicada a esta oferta. Assim, quando carregarem no anúncio, os seus clientes são encaminhados diretamente para a informação que lhes é relevante com um call-to-action no final. 

Esta articulação entre o seu conteúdo social e o seu website ajuda a passar uma imagem de profissionalismo e a conquistar clientes.

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