Garanta que o seu website é rápido e está otimizado na web

Qual é o fator principal que determina o sucesso dos negócios online? A otimização do desempenho do seu site, afinal um mau desempenho na rapidez e fluidez do seu negócio na web pode significar maus resultados no seu negócio online. Enquanto os seus visitantes esperam pelo carregamento lento de páginas Web, partem em busca de outras alternativas, a impaciência é uma virtude digital!

João Amador
Jun 1 2021 • 3 min leitura
Garanta que o seu website é rápido e está otimizado na web

A velocidade de carregamento de uma página amplia o envolvimento e a retenção dos visitantes e potencia o aumento das suas vendas, quanto maior for a resposta do seu website, maior será a sua capacidade de converter, por outro lado por cada 1 segundo no atraso de carregamento, diminui a satisfação do cliente em 16%, as visualizações de página em 11% e as taxas de conversão em 7%, de acordo com uma pesquisa do Aberdeen Group.

Mas o que é exatamente o page speed?

O termo page speed é essencialmente o período de tempo em que as páginas Web são descarregadas dos servidores para o browser respetivo (o seu computador, o seu telemóvel ou tablet), existem três aspectos principais necessários para entender a velocidade da página no contexto da experiência do utilizador e desempenho do site:

  • O tempo gasto na entrega do material solicitado junto com o conteúdo HTML que o acompanha para o browser.
  • A resposta do browser a pedidos de carregamento de página.
  • A visualização dos utilizadores finais conforme a página web solicitada é renderizada no browser - esta é a medida empírica definitiva da velocidade de carregamento da página.

O desempenho do site subsequentemente impacta as classificações em mecanismos de pesquisa, incorporando fatores-chave, incluindo velocidade da página, experiência do utilizador, capacidade de resposta do site e uma série de outras métricas de desempenho.

Na verdade, a maior parte das pessoas não está disposta a esperar! 1 em cada 4 visitantes abandona o seu website se este demorar mais de 4 segundos para carregar, 46% dos utilizadores não volta a visitar websites com má performance, além disso ainda tem de conseguir captar a atenção em apenas 5 segundos de cada utilizador, antes que estes pensem em sair.

Desempenho impacta vendas

O desempenho do site tem grande impacto na experiência do utilizador. O poder da velocidade da página, traduz-se numa experiência de compra online flúida e eficaz, promove incremento nas vendas e, em última análise, determina o sucesso do negócio online.

Embora a qualidade do serviço e do produto tenha sempre um impacto muito significativo no negócio, converter visitantes do site em clientes compradores no mundo online depende muito do desenvolvimento de uma impressão positiva do cliente. E é aqui que os parâmetros de desempenho do site, como velocidade de páginas rápidas e processos de check-out rápidos, entram em ação, dando aos clientes uma impressão psicológica positiva, incentivando as vendas e a fidelidade do cliente.

Portanto tenha sempre em atenção a otimização e velocidade do seu site, são de facto muito importantes para o seu negócio.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.