Microsites, a estratégia ideal para destacar o seu produto

Os microsites são uma estratégia de marketing digital que se concentra na criação de páginas construídas para um objetivo específico, nomeadamente no destaque a um produto, serviço ou evento que a sua empresa esteja a promover.

João Amador
Dez 7 2021 • 3 min leitura
Microsites, a estratégia ideal para destacar o seu produto

Embora seja agradável ter um website abrangente que oferece toda a informação que o seu público-alvo precisa, nem sempre é a melhor abordagem. Por vezes é simplesmente mais eficaz ter uma landing page ou um microsite totalmente autónomo dedicado a um tópico específico, que enaltece o mesmo e foca a atenção do visitante.

O que é um Microsite?

É, como o nome indica, um website pequeno, com poucas páginas ou mesmo só uma página de conteúdo detalhado sobre um determinado assunto, de forma a captar e manter a atenção:

  • num produto específico, por ex.: usado no lançamento de um novo produto;
  • num serviço específico;
  • na apresentação de um concurso;
  • no lançamento de um evento, conferência…

Quando grandes marcas como a McDonald's ou a Coca-cola organizam um concurso, geralmente criam um website separado para a duração do período de inscrição nos sorteios, uma vez terminado o concurso, eles retiram o website. Este é um excelente exemplo de um microsite em ação.

Embora possam ser para alguns fins de tráfego orgânico, não fazem frequentemente parte de uma estratégia de SEO - Search Engine Otimization - de longo prazo, servem antes um propósito concreto, geralmente de curta duração e, uma vez concretizado o objetivo, o microsite é geralmente desligado e o tráfego do mesmo apontado para o website global da marca.

Que benefícios pode encontrar?

  • Oportunidade de destacar um tema ou produto específico
    Potência uma maior atenção do consumidor. Um bom exemplo que encontramos frequentemente é uma imobiliária criar um microsite autónomo para destacar uma propriedade ou empreendimento de topo e garantir que recebe o nível certo de atenção.
  • Fazer testes inteligentes
    Estes pequenos sites são geralmente uma boa oportunidade para testar o mercado e perceber o que resulta melhor, antes de evoluír para sites mais detalhados e complexos.
  • Maior agilidade
    Pela sua menor dimensão e complexidade de conteúdos, um microsite é mais fácil e rápido de criar e envolve geralmente investimento mais baixo, em contraste com projetos maiores que exigem meses a serem desenhados e programados.

Se acredita que um microsite pode ser a abordagem certa ao que pretende, lembre-se que o primeiro passo é definir um propósito claro focado num único objetivo. Isto vai ajudá-lo a colocar o ênfase num assunto específico e a definir os conteúdos. Com tudo isto ficará fácil encontrar o grafismo certo e os call to actions que levam o visitante a cumprir o que pensou para ele. E monitorize, monitorize sempre, para perceber o impacto que teve.

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