O Cliente não tem sempre razão, mas o cliente está sempre em primeiro lugar

Colocar o cliente em primeiro lugar não significa que ele esteja sempre certo. Significa ouvir o que ele diz, mas ser capaz de entender o que ele precisa.

Maria Cabral de Sousa
Jan 11 2020 • 2 min leitura
O Cliente não tem sempre razão, mas o cliente está sempre em primeiro lugar

Quando uma empresa procura fazer um website ou uma solução web nem sempre sabe explicar o que precisa, não entende, nem tem que entender, toda a realidade do mundo web, o que é marketing digital, a importância do posicionamento gráfico, qual o design certo para um site mobile responsive que seja mobile first, o que é SEO – Search Engine Otimization, como poder ter um melhor posicionamento orgânico no google, qual a importância dos conteúdos, como potenciar as visitas ao seu site integrando com os seus posts nas redes sociais ...

Às vezes, um cliente procura alterar o site existente e precisa de um novo. Às vezes explica exatamente a mudança que quer fazer e explica como fazê-lo, mas se fizermos isso mesmo, ficaremos aquém do objetivo real que o cliente precisa. Às vezes o cliente fala de fazer uma App quando na realidade precisa de um site mobile first. Às vezes o cliente sabe exatamente o que quer, só não sabe que o que quer não vai dar resposta ao que ele precisa para levar o seu negócio mais longe.

Não é o que o cliente diz, é o que o cliente precisa! É essencial perguntar ao cliente o porquê? e interpretar a sua resposta.

Entender o que o cliente realmente precisa é difícil para o próprio cliente, especialmente no mundo do desenvolvimento web, onde os clientes às vezes não entendem a tecnologia e a linguagem e não conhecem as soluções.

Numa empresa de web development a chave está na equipa de gestão que acompanha o cliente. Os melhores webdesigners e webdevelopers podem criar e desenvolver um projeto impressionante, mas sem o entendimento real do que um cliente precisa e não necessariamente o que ele deseja, um site ou solução da web podem não facilitar a vida ao cliente e não o levar onde ele precisa.

Ouvir o cliente, mas adicionar experiência e conhecimento web é essencial para fazer o cliente feliz com a solução certa e exceder suas expectativas.

Esta é a única forma de ter o cliente sempre em 1º lugar.

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