Personas: o que são e para que servem no processo de construção de um website?

“Personas are the single most powerful design tool that we use. They are the foundation for all subsequent goal-directed design. Personas allow us to see the scope and nature of the design problem… [They] are the bright light under which we do surgery.”

Alan Cooper

Marta Guimarães Ferreira
Fev 15 2022 • 3 min leitura
Personas: o que são e para que servem no processo de construção de um website?

O que são Personas

Para quem vem do mundo do marketing, é possível que já esteja familiarizado com este conceito, contudo, no blog desta semana vamo-nos focar na sua vertente mais virtual - a importância da utilização de Personas no processo de construção de um website. A usabilidade e a utilidade de um website determinam a sua longevidade. Neste sentido, conhecer os seus utilizadores e criar um website que se foque nas suas experiências nunca foi tão importante.

Personas, tal como o nome indica, não são mais do que representações fictícias dos utilizadores do seu website. As personas encarnam o comportamento, as motivações, os objectivos, as preocupações dos potenciais visitantes do seu site e são uma ferramenta essencial para criar um grafismo e funcionalidades adequados ao público-alvo que se pretende atingir neste poderoso ativo digital da sua marca. Em 1998, Alan Cooper, célebre programador e designer, aclamado como o pater deste método, no livro The Inmates Are Running the Asylum, define personas como: “(..) a fictitious, specific and concrete representation of target users.”

Como criar uma Persona

Para se criar uma persona, é preciso conhecer, em primeiro lugar o público-alvo. Se já tiver uma presença online, poderá recorrer ao google analytics, ferramentas de ecommerce analytics, redes sociais, avaliações online etc, de forma a recolher informação útil sobre os seus atuais utilizadores/clientes. Contudo, se não tiver acesso a estes dados não há nada que o(a) impeça de fazer este exercício e de criar personas de um foro mais hipotético. Uma sessão de brainstorming com a sua equipa onde estabelece, por alto, os vários potenciais perfis de utilizador do seu website/negócio pode ir muito longe!

Como refere Ren Walker do Adpearence, ao criar as personas devemos procurar que nos respondam às seguintes questões:

  • Quem são? (Nome, idade, profissão, ordenado, cidade/morada. Colocar uma imagem poderá ajudar a tornar o avatar um pouco mais realista)
  • Quais são os objectivos desta pessoa ao navegar no site (goals and needs)?
  • Que frustrações poderá encontrar ao longo da utilização do website (pain points)?

Seguem abaixo alguns exemplos de personas criadas pelo designer Arthur Chayka.

Vantagens de utilizar Personas

  • Design é focado no utilizador e na sua experiência, o que leva à criação de algo muito mais realista, empático e humano (que vai ao encontro do Marketing Human-to-Human)
  • Estabelecimento de uma hierarquia de propriedades que facilitará tomada de decisões relativamente a vários elementos e do site, desde uma fase mais inicial, de organização e planificação de conteúdo (arquitectura de informação) a fases subsequentes de UX e UI.

A utilização de personas garante que o seu site é customer-centric e que durante a sua construção a experiência do utilizador foi sempre uma prioridade. Só assim é possível garantir a longevidade do seu website. Assim como com qualquer obra de arte, um site só ganha vida se houver uma interação entre o objecto e o sujeito/observador.

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