A importância do "Golden Circle" ao serviço do Marketing Digital

As empresas portuguesas investem milhões em estratégias de marketing digital para fazer os seus produtos e serviços chegar a quem interessa. O resultado desta promoção pode ser exponenciado se a autenticidade e o propósito estiverem na essência da estratégia. É isso que atrai, que cria engagement, é isso que fica.

Maria Cabral de Sousa
Dez 13 2022 • 3 min leitura
A importância do

O que é o conceito Golden Circle?

O Golden Circle, conceito criado por Simon Sinek, já não é recente, mas nunca esteve tão atual. Ele explica de forma muito simples porque é que algumas empresas são capazes de inspirar, atrair e ter mais sucesso que outras.

Com ele nasce a célebre frase People don't buy what you do, they buy why you do it.

O modelo é simples e desafia as organizações a começar pelo “Why”, seguir com o “How” e só depois chegar ao “What”.

  • Na verdade, todas as empresas sabem o que fazem: What you do?
    os produtos e serviços que vendem.

  • Algumas sabem como fazem: How you do it?
    o que fazem para se diferenciar da concorrência e se destacarem no mercado.

  • Mas nem todas sabem porque o fazem: Why do you do it?
    o Why não é sobre "fazer dinheiro", isso é um resultado, é sobre o propósito, aquilo em que acreditam, a sua missão.

O que é o Marketing Digital?

O Marketing Digital faz parte da nossa vida, das nossas rotinas. Acontece sempre que acedemos ao google ou às redes sociais e nos deparamos com anúncios e sugestões que vão de encontro ao nosso perfil, aos nossos gostos e às nossas relações pessoais no digital. 

É o conjunto de estratégias digitais (em sites, blogs, redes sociais, …) voltadas para a promoção de uma marca no ambiente online, sempre com o objetivo de promover empresas, produtos e serviços. É hoje uma das formas mais diretas e personalizadas de uma empresa comunicar com o seu público-alvo e criar comunidade e tem inúmeros benefícios! 

O Marketing Digital serve primordialmente para divulgar produtos e serviços, alcançar clientes e potenciais clientes em todos os cantos do mundo, fazer publicidade direcionada, interagir com os consumidores online, fortalecer a autoridade da sua marca e interagir com o seu público.


Como pôr o Golden Circle ao serviço do Marketing Digital?

Num mundo acelerado e global em que as pessoas estão finalmente no centro das organizações, a procura do “Why”, do propósito e missão de cada marca, nunca foi tão relevante. 

É essencial investir em estratégias de marketing digital para valorizar o seu negócio, mas acredite que as mesmas só serão exponenciadas se houver um propósito maior e bem definido por trás.

Hoje, mais que nunca, as estratégias de marketing digital têm de ter em conta o poder da autenticidade.  A autenticidade gera identificação por parte dos consumidores e transmite confiança. É preciso mostrar que a sua marca tem uma personalidade e é coerente com seus valores e propósito – a resposta ao “Why do you do it?”.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.