O número de clicks importa nos websites?

Qual será o número de clicks ideal até chegar a um serviço, efetivar uma compra, deixar um email, preencher um formulário, ou até mesmo entrar em contacto diretamente através do seu site?

Maria Cunha
Mai 11 2021 • 3 min leitura
O número de clicks importa nos websites?

Quando desenvolve um website, quer ter a certeza que os utilizadores carregam no maior número de CTA (Call to Actions) e funcionalidades ao longo do seu site, ou seja, nos links ou botões que convidam a uma ação. É importante perceber que existe uma espécie de “psicologia do click”, porque há uma lógica e motivação que levam os utilizadores a interagir com os conteúdos dos sites, em particular os mais estratégicos que queremos incentivar a converter numa ação específica. Para isso deve ter em mente despertar nos utilizadores 4 grandes objetivos: Atenção, Interesse, Desejo, Ação.  

Mas então, será que o nº de clicks importa? Ou será mais essencial a relevância dos conteúdos e a forma como os apresentamos para direcionar os utilizadores às ações que pretendemos?

É mais importante garantir valor e relevância do conteúdo que acompanha cada passo que o utilizador faz ao navegar no site, ainda que de forma simples, para conduzi-lo no workflow que pretendemos, até porque nalguns casos, muitos passos simples têm uma melhor performance que poucos passos confusos. Para isso, tenha em atenção os seguintes tópicos: 

  1. Estrutura e Design: foque-se no UX/UI (user experience/user interface - design) para ter um design bem estruturado que conjugue o melhor da navegação intuitiva, com um look&feel clean, inovador e apelativo para conduzir os visitantes ao seu objetivo. Se os utilizadores não gostarem do que vêm e não encontrarem o conteúdo que procuram de forma fácil e rápida, não vão voltar…
  2. Imagens/Vídeos:Content is king”, até porque muitas vezes uma imagem vale mais que mil palavras…envolve mais, emociona mais, desperta mais interesse.
  3. Copy: nunca é demais relembrar que a primeira forma de convencer alguém a interagir com o nosso site é ter um bom copywriting porque os bons textos e as keywords certas, no lugar certo, são uma das primeiras impressões que deixa a quem o visita.
  4. Google Analytics: ir acompanhando e analisando as estatísticas do seu site é um passo muito importante para perceber as fontes de tráfego mais relevantes do seu negócio, assim como os conteúdos mais visitados, produtos mais vendidos, serviços mais procurados…e conseguir trabalhar e aumentar a relevância dos conteúdos, percebendo o que resulta melhor.

No fim do dia, o maior ou menor nº de clicks não deve ser a sua preocupação principal, mas sim o valor que está a criar na experiência de navegação dos utilizadores, na “história” que conta ao longo do site e na simplicidade dos passos para aumentar os níveis de interação com o seu conteúdo, aumentando a CTR (taxa de clicks) e colocando o site ao serviço dos seus objetivos de negócio.

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