Acompanhe o nosso blog com dicas úteis para o mundo digital: SEO, redes sociais, conteúdo, design … web >

Vale a pena o meu negócio ter um blog?

Se colocarmos a questão ao contrário teremos a resposta: porque não? porque não ter um blog para partilhar o que melhor sabemos fazer?... e assim conseguir contribuir para elevar também o conhecimento dos nossos clientes, parceiros e de todos os que nos leem? 

Maria Cunha
Jul 6 • 2 min leitura
Vale a pena o meu negócio ter um blog?

Quando falamos sobre temas com fundamento e expertise, conseguimos contribuir para a evolução dos negócios, dos mercados, dos diferentes sectores, já que o digital é transversal a todos. Mais, acreditamos conseguir despertar em quem nos lê, a vontade de querer saber mais, o entusiasmo de conseguir fazer melhor. E, desta forma, o mundo avança mais rápido.

Quando partilhamos o que sabemos, de forma genuína, prática e objetiva, damos o nosso contributo à sociedade. E ao contrário do que possa pensar, nunca esta partilha de informação colocará em risco o nosso sucesso. Pelo contrário, vai-nos ajudando a ganhar “propriedade” e uma certa “autoridade” nestes temas sobre os quais trabalhamos diariamente e vamos adquirindo cada vez mais know-how, ficando assim com um certo estatuto de “owners” credíveis de informação neste universo digital.

A nível técnico também ganhamos importância, é verdade. Aumentamos a relevância do site em termos de SEO - Search Engine Optimization - aumentamos o nº de partilhas, de visitas, mas também melhoramos o posicionamento nas pesquisas orgânicas porque aparecemos mais vezes e tornamo-nos mais relevantes.
Mas, no fim do dia, não é isso que nos move. Move-nos a vontade de que esta partilha de informação permita elevar o conhecimento de todos. Os blogs são uma ótima forma de partilhar know how e expertise temático.

Aqui ficam algumas ideias:

  1. Se o seu negócio é no setor do turismo porque não fazer um blog com posts regulares onde partilham segredos que o nosso país tem para conhecer; e os destinos…tanto que se pode dizer sobre eles;
  2. Se o seu expertise é jurídico, pode criar um blog de uma ou mais áreas do direito onde partilha a forma como vê a evolução dos tempos à luz dessa área;
  3. Se trabalha no setor financeiro, porque não partilhar a forma como vê a evolução dos mercados;
  4. Se trabalha no setor da moda, um blog de tendências e sugestões será certamente um sucesso;
  5. Se a sua área de atividade é no âmbito da sustentabilidade, que tal um blog com dicas e curiosidades para que todos possamos também contribuir?

Deste lado, continuaremos a partilhar no nosso blog todo o conhecimento em web design e web development, assim como improvements no desenvolvimento de websites no geral e o caminho em que acreditamos na implementação com sucesso de uma estratégia digital consistente

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.