Ao fazer um novo website, não deixe de questionar o “Porquê?”

Seja qual for o canal de comunicação, este advérbio interrogativo deve estar sempre presente. A curiosidade inata do ser humano é fundamental na evolução do mundo empresarial. E pergunta-se agora: “Porquê ler este artigo?”, ‘para que não recuse mais porquês na sua vida”.

Tânia Frade
Abr 4 2023 • 3 min leitura
Ao fazer um novo website, não deixe de questionar o “Porquê?”

Entre os 3 e os 4 anos as crianças começam a despertar uma enorme curiosidade pelo mundo e deparam-se com muitos porquês. Querem perceber tudo e questionam sem parar, levando os adultos à exaustão! Esta fase é típica do desenvolvimento infantil e fundamental para o seu crescimento.

Focando-nos no mundo empresarial, vivemos numa era em que não é suficiente a qualidade de um produto ou serviço para criar lealdade por parte do consumidor. Esta é, aliás, uma das conquistas mais difíceis para as empresas junto do seu público-alvo.

Num mundo cada vez mais competitivo em que as empresas têm de impactar o seu público-alvo em cada comunicação que fazem, o porquê assume um papel preponderante. Destaco a brilhante obra e bestseller do escritor Simon Sinek, “Primeiro pergunte porquê” onde é apresentada a premissa: People don't buy what you do, they buy why you do it.

Todas as empresas sabem o que fazem e algumas sabem como o fazem, mas apenas uma ínfima quantidade tem bem presente o seu porquê. No artigo «A importância do "Golden Circle" ao serviço do Marketing Digital» pode explorar mais sobre este conceito.

Na construção de um novo website para a sua empresa, também o porquê tem um papel fulcral no sucesso do mesmo.

Quando prepara um briefing para um novo website é certamente mais imediato identificar o que pretende em concreto e como deseja que seja desenvolvido, contudo e mais importante ainda será refletir sobre: Porque precisa de um novo website? Com que propósito? Para resolver que problemas? Para que target? Com que objetivo de comunicação e conversão? Entre outras questões igualmente pertinentes.

O conhecimento que a sua empresa tem sobre o setor e o negócio onde opera, juntando as respostas às perguntas certas, serão a base ideal para desafiar uma agência de web design e web development a repensar o seu posicionamento digital. 

Por sua vez, do nosso lado, existe também um trabalho exigente entre todas as equipas (gestão de projeto, criativa e técnica) para explicar e apresentar a forma como cada solução apresentada dá resposta aos vários porquês iniciais. Cabe aos gestores de projeto, web designers e web developers explicar-lhe a si:

  • Porquê esta arquitetura de informação?
  • Porquê este grafismo?
  • Porquê os call-to-actions, nestes pontos estratégicos?
  • Porquê este copy?
  • Porquê estas funcionalidades?
  • Porquê estas integrações (redes sociais, e-mail marketing, CRM, entre outras)?

Há ferramentas que poderão ser bastante relevantes neste processo de análise e descoberta de respostas, como o Google Analytics para quem já tem um website antigo e onde podemos analisar o target, o volume de visitas, as páginas mais visitadas, entre muitas outras métricas.

O resultado será bem conseguido se através dos nossos porquês respondermos eficientemente aos porquês do cliente. E assim terá o Círculo Dourado completo no seu website, potenciando a conversão e idealmente, a fidelidade dos visitantes.

O porquê é o ponto de partida para nós. E para si?

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