Como podemos estar próximos no digital

Como conseguimos estabelecer maiores relações de proximidade com nossos clientes e com as pessoas que nos seguem, aproveitando as ferramentas que o digital coloca ao nosso dispor?

Madalena Moreira Rato
Jun 8 2020 • 3 min leitura
Como podemos estar próximos no digital

É uma questão de grande importância, com a qual lidamos neste momento, com mais impacto do que alguma vez aconteceu. O digital ganhou uma força única e imbatível nas nossas vidas, nos nossos trabalhos, na eficiência com que gerimos os nossos negócios.

Por exemplo, um negócio que tem o site desatualizado, que não tem redes sociais ativas, que não recolhe feedback dos seus clientes, não está a criar relação, não está a aproveitar o que o digital tem de melhor.

Ficou claro: quem melhor estiver preparado em termos tecnológicos, na sua presença digital, na forma como comunica com os seus clientes, melhor passará em momentos de dificuldade, tal como o que atravessamos agora.

São claras as tendências e as ferramentas cada vez mais utilizadas para uma comunicação mais próxima e personalizada. Deixo alguns exemplos abaixo:

  • content marketing: já conhecemos a expressão “Conteúdo é Rei!”. É de destacar a importância de manter viva a comunicação, usando vários canais que o aproximam dos seus clientes: dinamizar o website, postar nas redes sociais, enviar email marketing,… e sentir a responsabilidade de escolher sempre bem as palavras de cada frase e de cada texto que partilha.
  • chat e chatbot: estar próximo dos seus clientes, de forma eficaz e automatizada. A inteligência artificial tem, hoje em dia, um peso na tecnologia gigantesco. Tirar partido deste knowledge irá trazer clientes e negócio à sua empresa.
  • pesquisa por voz: a voz é cada vez mais uma tendência enraizada nos hábitos dos cibernautas. Na internet (como na vida) o mundo anda a alta velocidade, assim quanto mais facilitado for o caminho, quanto mais rápido os seus clientes conseguirem resposta às suas necessidades, mais provável será a sua fidelização e mais depressa se tornarão promotores da sua empresa.
  • vídeos, webinares, lives: há uma forma de estar perto, por trás do ecrã, e essa forma é “dar a cara”, trazer valor a quem nos ouve, ensinar e elevar o nível de conhecimento a quem escolhe ouvir o que a sua empresa tem para partilhar. Um bom filme institucional, um webinar que demonstre conhecimento sobre um tema de interesse, … pode gerar mais negócio do que uma promoção dos seus serviços!

A lista de ferramentas não se esgota nos exemplos acima, há inúmeras opções que pode escolher e adaptar ao seu negócio.

Para além de gerar conteúdo, importa perguntar, ouvir, analisar, reunir informação que irá permitir a personalização e até a customização da oferta de produtos ou serviços, de forma tornar a comunicação mais eficaz e assente em resultados práticos de melhoria no seu negócio.

No final, terá sempre mais a ganhar uma empresa que saiba comunicar, favorecendo a empatia e a escuta ativa dos seus utilizadores e clientes. Mais do que falar de ferramentas ou tecnologias, a forma como estas são utilizadas é que marca a diferença. Alinhar a missão da sua empresa com a vontade dos seus clientes trará sempre bons resultados.

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