A Primeira Impressão Digital

A landing page de um website deve funcionar como uma montra, capaz de atrair os clientes a explorarem a sua empresa.

Tomás Jacob
Fev 24 2020 • 3 min leitura
A Primeira Impressão Digital

Ao longo de um dia passamos por dezenas de websites. O ritmo é frenético. Seja para espreitarmos as notícias do dia ou para revermos as melhores partes do jogo de futebol do fim-de-semana. Até nos podemos lembrar do que lemos, mas dificilmente recordamos as cores e o aspeto de um website menos comum na nossa rotina. Na nossa memória só ficam as páginas que nos conseguem tirar deste transe. 

É por isto que uma primeira impressão digital é tão importante. Quando chegamos a um website que nunca visitámos, os primeiros segundos são fundamentais. É esse primeiro momento, antes de qualquer scroll ou navegação, que faz a diferença. Seja pelas cores, animações, imagens ou ilustrações, quando um website consegue captar de imediato a nossa atenção leva-nos a querer explorá-lo e interagir. Por muito importante que seja o conteúdo do website, é este primeiro impacto que vai distinguir a sua empresa das demais e aumentar a taxa de retenção dos utilizadores.

Para conseguirmos atingir esta diferenciação é preciso definir de forma concreta o nosso propósito. No caso de uma loja online é importante mostrar aos utilizadores alguns produtos ou promoções que estejam em destaque no momento.

Na área de serviços é mais proveitoso transmitir ao utilizador o lado mais único e característico da empresa, de forma a destacar-se das demais.

Podemos recorrer a uma analogia para transpor este cenário para o mundo real: quando entramos num supermercado, o nosso instinto enquanto clientes é encontrar algumas promoções ou boas oportunidades, no fundo estamos lá porque precisamos realmente de fazer compras e o foco devem ser os produtos.

Por sua vez, se entrarmos por exemplo numa sociedade de advogados, estamos à espera de ser bem recebidos e encontrar um ambiente de profissionalismo. Não há tanta pressa de encontrar de imediato o serviço que procuramos, mas sim entender e compreender quais as nossas opções e como é que esta sociedade melhor se adequa à minha situação.

Um website deve conseguir refletir na sua landing page o espírito da empresa, funcionando no fundo como uma montra que expõe a sua mais valia para os seus clientes.

O avanço das tecnologias na área do desenvolvimento web aumentaram o leque de opções para personalizar uma homepage. Hoje em dia podemos recorrer a animações 2D ou 3D, vídeo, ilustrações e a diversas tipografias para criar uma página única!

Não tenha medo de sonhar alto para o seu website. Até porque, hoje em dia, (quase) tudo é possível.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.