Digital first: o SEO é uma das ferramentas mais impactantes

É uma das mais importantes “armas” neste desafio constante de implementar estratégias para tornar o seu negócio mais digital.

Maria Cunha
Out 18 2021 • 2 min leitura
Digital first: o SEO é uma das ferramentas mais impactantes

Quando falamos de SEO, falamos de otimizar o seu site e aumentar a relevância nos motores de pesquisa e deve, por isso, ser um objetivo estratégico cada vez mais importante já que tem por base detetar as palavras-chave que podem levar a mais visitas orgânicas (não pagas) e, desta forma, a mais oportunidades de negócio neste universo digital.

Deixo-lhe 5 vantagens que ajudam a perceber a necessidade e mais-valia de valorizar a otimização do SEO do seu site, independentemente do tipo e dimensão do seu negócio:

  1. Aumentar as visitas: seja uma empresa pequena ou grande, acredite que todos os negócios estão aptos a conquistar os tão desejados primeiros resultados de pesquisa do Google, e sem grande esforço; 
  2. Atrair mais tráfego: quando o SEO está otimizado, o conteúdo de cada página vai ganhando mais e mais relevância e o tráfego orgânico (não pago) aumenta. Assim, consegue tornar o seu site mais relevante e a sua estratégia de marketing digital mais eficaz. No caso das vendas online, torna-se ainda mais fundamental;
  3. Credibilidade: é reforçada quando o seu site aparece nas primeiras posições de resultados orgânicos, pois é certamente mais credível do que se aparecer nos resultados pagos;
  4. Qualificar as visitas: ao atrair mais visitas, o SEO também permite qualificar o tráfego e melhorar as taxas de conversão, já que quando um site dá respostas ao que é pesquisado, a interação com o conteúdo aumenta e o site é valorizado pelos algoritmos dos motores de pesquisa;
  5. Aumentar o retorno: se conseguir potenciar esta ferramenta, a probabilidade de aumentar a margem do seu “ROI” a médio e longo prazo é maior. Porquê? Porque as páginas otimizadas vão continuando a ser sempre relevantes nos dispositivos de pesquisa (sem nenhum investimento monetário), basta apenas que as vá atualizando e mantendo, e de forma natural os resultados continuam a surgir.

Estar no digital é, de facto, um mundo de oportunidades, mas há que conhecer e valorizar as ferramentas que o ajudam a tornar tudo mais fácil e eficaz, como as de SEO. Cada vez mais os clientes de todo e qualquer negócio estão online e o seu negócio tem que estar onde eles estão, para dar respostas ao que procuram com a máxima visibilidade, e assim aproveitar também as oportunidades que o digital lhe dá para analisar e reagir rápido, em tempo real, às tendências de mercado.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.