Preciso de reformular o website da minha empresa… começo por onde?

Comece pelo princípio: faça um bom briefing do que pretende para poder passar à empresa de web design e web development a quem vai pedir proposta de orçamento para o seu site. A partir daí os dados estão lançados! Um briefing bem passado é meio caminho andado para ter o posicionamento digital certo e para que os seus visitantes e clientes o vejam como quer ser visto!

Maria Cabral de Sousa
Jul 6 2021 • 3 min leitura
Preciso de reformular o website da minha empresa… começo por onde?

Aqui fica uma checklist organizada em 5 grandes tópicos com as perguntas que tem de responder no briefing a preparar:

Sobre a sua empresa ou marca

  • Descreva a sua empresa/ marca em 2 linhas?
  • Quais as 3 palavras que melhor a definem?
  • Quem são os seus maiores concorrentes (nacionais ou internacionais)?
  • Quais os seus pontos fortes? onde se destaca da sua concorrência? O que faz melhor que eles?
  • Quais os seus pontos fracos? Todas as empresas os têm. É importante percebê-los para os minimizar ou disfarçar.
  • Qual ou quais os mercados para os quais tem mais negócio atualmente?

Sobre a sua presença atual digital

  • Qual o www do seu site atual?
  • Identifique 2 coisas que goste no seu site atual?
  • Identifique 2 coisas que não goste no seu site atual?
  • Qual o maior problema do seu site atual? O que é que o site não está a resolver?
  • Tem presença nas redes sociais? Se sim, quais? Se não, quais considera relevantes?

Sobre o novo site

  • Qual o maior objetivo de conversão que tem com o novo site? (ex.: compra, registo, contacto, submissão de registo, preenchimento de formulário). Se precisar de ajuda em entender melhor este tópico leia este artigo "Qual é o verdadeiro objetivo do seu site?"
  • Quem é o target principal para quem quer comunicar no novo site?
  • Qual a estrutura de informação - organigrama de páginas e subpáginas - que pensou para o seu site?
  • Em quantos idiomas pretende o novo site?
  • Tem capacidade de ter uma secção de portfólio, blog, notícias, faq´s, testemunhos ou artigos atualizáveis com frequência? Tenha em mente que é importante ter conteúdos atualizáveis regularmente e perceba quais se adequam ao seu negócio e aqueles que a sua equipa tem mais facilidade em manter atualizados.

Ajude a conhecer melhor o seu “gosto”, aquilo com que se identifica

  • Tem sites de referência (nacionais ou internacionais) de que gosta graficamente? podem estar relacionados ou não com o seu negócio
  • Tem sites que não gosta? Porque são confusos ou só porque não lhe agradam graficamente?
  • Quais as cores da sua marca? Se tivesse de escolher 3 cores para o seu site quais seriam?

 Alguns materiais gráficos importantes

  • Envie o logotipo em todos os formatos e aplicações
  • Tem manual de normas da marca? Se sim envie também
  • Tem alguma apresentação (brochura, power point ...) recente que possa enviar?
  • Tem fotografias do seu espaço/ empresa/ fábrica, de produtos, portfólio e equipa? se sim envie
  • Precisa de uma nova sessão fotográfica? O que gostava de fotografar?
  • Tem preferência por fotografias de conceito (compráveis em bancos de imagem)?

Acredite que não precisa de investir muito tempo nas respostas às perguntas acima! É importante que as respostas sejam muito francas, quase de impulso, curtas e objetivas.

Depois basta deixar com os especialistas web o que lhes cabe a eles: transformar as suas palavras num website graficamente apelativo, impactante e harmonioso; com os call to actions certos para converter às ações que pretende; rápido e 100% otimizado para mobile responsive; compatível com todos os browsers e otimizado segundo as regras de pesquisa orgânica – SEO – Search Engine Otimization - para melhor posicionamento nos motores de busca como o Google.

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