Qual é o verdadeiro objetivo do seu site? Foque-se no objetivo!

Pode e deve externalizar a execução do seu website a especialistas em estratégia digital: web design e web development, mas não deixe que outros definam o objetivo último do seu website. É você quem conhece a sua empresa, as maiores valências e dificuldades da sua marca, por isso deve definir o objetivo e o rumo.

Maria Cabral de Sousa
Abr 27 2021 • 4 min leitura
Qual é o verdadeiro objetivo do seu site? Foque-se no objetivo!

Não deixe que outros definam por si o real objetivo do seu site. Invista tempo a pensar qual a coisa mais importante que “não pode escapar” a quem o visita online, e esse será provavelmente o principal objetivo do seu site.

Todos os sites têm um objetivo comum, que está na base de qualquer presença online eficaz: aparecer nos resultados de pesquisa dos motores de busca, ou seja, "aparecer nas primeiras páginas nas pesquisas do google".

Assumindo que o objetivo base está garantido com um site tecnicamente bem executado e regularmente atualizado com conteúdos relevantes, vamos então focar-nos na pergunta “Qual o seu objetivo?” e analisar alguns exemplos em como deve dar resposta a esse objetivo específico.

Destaco que um objetivo deve ser SMART: eSpecífico (specific), Mensurável, Atingível, Realístico e Temporizável.

Se o objetivo do seu site é …

Captar Leads – captar leads significa angariar registos (e-mails) dos seus visitantes e considerá-los seus potencias clientes. Para conseguir que os seus visitantes estejam dispostos a dar-lhe o seu email tem de assegurar pelo menos 2 coisas:

  • que tem um bom formulário de captação de registos destacado em várias páginas do site, com call to actions intuitivos e sem demasiada complexidade
  • que oferece algo em troca que interessa ao seu visitante, seja conteúdo relevante que o visitante quer vir a receber por e-mail, seja um desconto na próxima compra.

Vender Produtos – O objetivo dos sites de comércio online é vender produtos aos visitantes. Foque-se:

  • na forma como apresenta os seus produtos - os visitantes que compram online querem ter todas as suas eventuais dúvidas sobre os produtos esclarecidas, por isso trabalhe em boas descrições e imagens dos produtos
  • na rapidez do site e no fluxo de compra com um checkout simples e rápido.

Promover Serviços – o objetivo dos sites ditos "institucionais”, que divulgam serviços prestados e know-how da equipa, é transformar os seus visitantes em clientes. Aqui, como não há compra online, o objetivo pode ser: que telefonem, enviem um e-mail ou preencham um formulário de contacto. Para que isso aconteça garanta que os call to actions para estas ações estão reforçados em vários momentos onde façam sentido e funcionam sem falhas no computador e nas versões mobile.

Obter Reservas – se gere um hotel ou um restaurante o seu site tem de ser inspirador, com imagens fortes que convidem à visita, mas na verdade o objetivo final do seu site é levar os visitantes a reservar. Para conseguir converter à reserva tem de assegurar que:

  • tem as ofertas (programas de férias ou menus take away) bem destacadas para que não escapem aos visitantes com possibilidade imediata de reserva
  • tem um bom sistema de reservas integrado com um fluxo de compra simples e bem definido.

Dar Suporte / Assistência a Clientes – se o objetivo do seu site é dar suporte a atuais clientes para reduzir as dúvidas de um call center, por exemplo, certifique-se que o seu site tem uma boa secção de suporte, devidamente destacada com um botão que não escape ao olho do visitante mais distraído e trabalhe soluções como:

  • páginas de FAQs – frequently asked questions, com as perguntas mais frequentes e as respetivas respostas, de preferência organizadas por temas e com pesquisa avançada integrada
  • chat online – com soluções de apoio online recorrendo ao WhatsApp, live chats ou Facebook Messenger
  • formulários de Suporte bem trabalhados que orientem as dúvidas dos clientes para otimizar o seu tempo de resposta às mesmas.

Criar autoridade em determinado assunto – aqui prevalece a máxima “content is King”. Artigos, publicações, notícias, eventos, vídeos, podcasts (…) sobre determinado assunto publicados com regularidade no seu site vão potenciar a indexação do mesmo nesse assunto e promover um melhor posicionamento orgânico nas pesquisas do Google. Provas sociais e testemunhos de quem admira o seu produto ou serviço também vão promover confiança e levar à concretização desse objetivo.

Saiba encaminhar para o seu objetivo com fluidez e transparência. Dê aos seus visitantes o que precisam para atingir esse objetivo. Não lhes pergunte o que não precisa e facilite a vida dos seus visitantes para que, sem esforço, cumpram o objetivo que definiu.

Avalie se os objetivos estão a ser atingidos com ferramentas analíticas como o google analytics e aja de acordo com a análise. Lembre-se que nos sites o maior risco não é estragar, é não atualizar!

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